
Foto: Reprodução / Internet
Hoje vamos falar sobre uma das maiores transportadoras do mundo, ficando no topo da maior transportadora do Brasil. Estamos falando da JSL, ela possui mais de 6.400 caminhões, 200 mil carros de passeio e 4.300 implementos em todo o grupo que a controla.
A transportadora começou do zero e mostrou sua força no decorrer dos anos, não desistindo desde o primeiro passo dado em 1952 pelo fundador Júlio Simões. Vindo de uma pequena aldeia em Portugal, o jovem aventureiro chegou ao Brasil pedindo emprego ao seu tio em uma empresa de transporte coletivo.
Tudo parecia encaminhar para o mundo dos transportes, entretanto houve uma reviravolta ao virar mascate vendendo roupas. Apesar de estar aparentemente no segmento textil, o jovem sonhador começou a adquirir caminhões para o transporte de cargas e começou a investir nesse setor transportando frutas e produtos de granja.
Em 1956, fundou a sua própria transportadora tendo como maior cliente na época uma empresa de renome até os dias atuais, a Suzano, referência no ramo de papel e celulose. A partir daí a JSL cresceu expandindo a empresa e diversificando as suas operações também realizando transporte de outros materiais como ferro e aço, um ponto certeiro para a expansão.
Em seu catálogo entrou outra grande potência da indústria, a mineradora Vale que se tornou um dos seus principais clientes. Com uma demanda tão grande, Júlio preparou seus filhos para o ajudar na empresa e fez com que o seu caçula conhecesse seus negócios desde a década de 80 para um dia tomar a frente da empresa.
Em 2012, o fundador, sonhador e idealizador da JSL, Júlio Simões, acabou falecendo aos 84 anos devido a complicações respiratórias. Júlio ficou conhecido como o imigrante que fez um sonho nascer no Brasil e garantiu que esse sonho se perpetuaria mesmo depois de sua morte.
Sua família fez questão de continuar com a empresa diversificando os trabalhos da JSL incluindo customizações de acordo com a necessidade e gosto do cliente.
Em 2020, houve uma reorganização societária criando o grupo Simpar, holding que hoje controla várias empresas, entre elas a JSL e a Movida, companhia de locação de veículos.
Esta postagem foi publicada em 25 de abril de 2025 00:07
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário