Caminhoneiro

Operação em Londrina prende caminhoneiros e líder de esquema de desvio de cargas com boletins falsos

Cinco pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (21) durante uma operação da Polícia Civil do Paraná (PC-PR) contra uma organização criminosa especializada no desvio de cargas. A ação foi realizada em Londrina, no norte do estado, e teve como alvos caminhoneiros e o suposto chefe do grupo.

Segundo o delegado Edgard Soriani, responsável pela investigação, o grupo atuava em diversos estados, com cargas saindo de diferentes regiões e tendo como destino o Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Os motoristas eram aliciados ainda na fase de contratação, por meio de aplicativos de frete. Em troca da participação no esquema, recebiam valores que, em alguns casos, ultrapassavam R$ 10 mil.

“O caminhoneiro é cooptado no momento da carga. O contratante já seleciona previamente o motorista e, em muitos casos, já tem comprador certo para a carga desviada”, explicou o delegado em entrevista à RPC.

Entre os produtos desviados estavam cargas de açúcar, café, macarrão e soja. A estimativa é de que o prejuízo às transportadoras e empresas de logística ultrapasse R$ 2 milhões.

Ao todo, a operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. O advogado Mauro Martins, que representa quatro dos suspeitos detidos, negou todas as acusações.

As investigações também revelaram o uso de boletins de ocorrência falsos para justificar os desaparecimentos das mercadorias. Pelo menos 13 documentos forjados foram identificados. Em um dos casos, o boletim simulava um assalto em que o caminhoneiro teria sido rendido e obrigado a abandonar o caminhão.

A apuração teve início em 2023 e já havia resultado na prisão temporária de sete pessoas envolvidas em dois núcleos criminosos distintos, mas que atuavam com o mesmo tipo de fraude. Em 2024, os líderes do primeiro grupo foram presos. Agora, a polícia desmantelou o segundo núcleo, com base em dados extraídos de celulares apreendidos.

O destino das cargas desviadas ainda não foi identificado, e a investigação continua para apurar o envolvimento de outros suspeitos e receptadores.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

8 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

9 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

9 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

9 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

9 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

9 horas atrás