
Caminhoneiro sendo preso por irregularidades. Foto: reprodução
Cinco pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (21) durante uma operação da Polícia Civil do Paraná (PC-PR) contra uma organização criminosa especializada no desvio de cargas. A ação foi realizada em Londrina, no norte do estado, e teve como alvos caminhoneiros e o suposto chefe do grupo.
Segundo o delegado Edgard Soriani, responsável pela investigação, o grupo atuava em diversos estados, com cargas saindo de diferentes regiões e tendo como destino o Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Os motoristas eram aliciados ainda na fase de contratação, por meio de aplicativos de frete. Em troca da participação no esquema, recebiam valores que, em alguns casos, ultrapassavam R$ 10 mil.
“O caminhoneiro é cooptado no momento da carga. O contratante já seleciona previamente o motorista e, em muitos casos, já tem comprador certo para a carga desviada”, explicou o delegado em entrevista à RPC.
Entre os produtos desviados estavam cargas de açúcar, café, macarrão e soja. A estimativa é de que o prejuízo às transportadoras e empresas de logística ultrapasse R$ 2 milhões.
Ao todo, a operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. O advogado Mauro Martins, que representa quatro dos suspeitos detidos, negou todas as acusações.
As investigações também revelaram o uso de boletins de ocorrência falsos para justificar os desaparecimentos das mercadorias. Pelo menos 13 documentos forjados foram identificados. Em um dos casos, o boletim simulava um assalto em que o caminhoneiro teria sido rendido e obrigado a abandonar o caminhão.
A apuração teve início em 2023 e já havia resultado na prisão temporária de sete pessoas envolvidas em dois núcleos criminosos distintos, mas que atuavam com o mesmo tipo de fraude. Em 2024, os líderes do primeiro grupo foram presos. Agora, a polícia desmantelou o segundo núcleo, com base em dados extraídos de celulares apreendidos.
O destino das cargas desviadas ainda não foi identificado, e a investigação continua para apurar o envolvimento de outros suspeitos e receptadores.
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…
Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…
Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…
A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…
Este site utiliza cookies.