Caminhoneiro com aparência de criança. Foto: reprodução
Vinícius Carlosso, de 22 anos, é caminhoneiro profissional, tem carteira de habilitação e leva uma vida independente. Mas, ao contrário da maioria dos motoristas da sua idade, ele enfrenta um desafio incomum: por ter uma doença rara conhecida como Síndrome de Highlander, é frequentemente confundido com um adolescente ou até mesmo uma criança.
A condição, também chamada de síndrome da juventude eterna, é caracterizada por atraso severo no desenvolvimento físico, impedindo que o corpo manifeste sinais da puberdade. Pessoas com essa síndrome não desenvolvem pelos faciais ou corporais, não engrossam a voz e mantêm uma aparência infantil mesmo na vida adulta.
Segundo Vinícius, ele é parado quase todos os dias em blitz policiais, especialmente quando está ao volante de seu carro ou caminhão. “Já me acostumei. Sempre mostro os documentos e explico a condição. Alguns policiais já até me conhecem e deixam passar com bom humor”, relatou.
Assista a reportagem:
Vinícius foi diagnosticado com a síndrome aos 4 anos, quando a mãe percebeu que sua irmã mais nova estava se desenvolvendo mais rapidamente. Ele chegou a iniciar tratamento hormonal, mas interrompeu o uso dos medicamentos devido ao alto custo e às dores causadas pelas aplicações.
Mesmo diante das limitações impostas pela condição genética, Vinícius mantém uma vida ativa e socialmente integrada. Já trabalhou como auxiliar de mecânico, frequenta festas, dirige por todo o país e é conhecido entre os amigos como “De Menor”.
Recentemente, Vinícius compartilhou nas redes sociais vídeos e fotos de abordagens policiais, o que despertou curiosidade e admiração do público. Em pouco tempo, ele passou a reunir centenas de seguidores que acompanham seu cotidiano e demonstram apoio diante das situações inusitadas que enfrenta.
Além das blitz, Vinícius conta que também precisa apresentar documentos ao entrar em casas noturnas ou até para comprar bebidas. “A primeira reação das pessoas é sempre duvidar que sou maior de idade”, brinca.
Apesar dos desconfortos ocasionais, ele encara a síndrome com leveza e bom humor. “É minha realidade. Não tenho vergonha e sigo em frente com o que posso fazer.”
A Síndrome de Highlander, termo popular inspirado em um filme em que o personagem nunca envelhece, não é oficialmente reconhecida como uma doença única na medicina, mas descreve casos extremamente raros de retardo no envelhecimento físico. A ciência ainda investiga as causas genéticas e metabólicas por trás do fenômeno, que afeta pouquíssimas pessoas no mundo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário