Transportadora

TST decide que usina não responde por caminhões irregulares de transportadora

A 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o recurso do Ministério Público do Trabalho e confirmou que a usina canavieira Raízen não poderá ser responsabilizada pela regularidade dos caminhões contratados para transporte de cana. A decisão estabelece que obrigações relacionadas ao veículo — como peso permitido, condições de segurança e manutenção — são de responsabilidade exclusiva do proprietário do caminhão.

O caso começou quando o MPT moveu ação civil pública para que a usina adotasse medidas de controle sobre os veículos das transportadoras terceirizadas, alegando que houve transporte com excesso de carga. Em instâncias inferiores, chegou-se a impor obrigações como fixação de peso máximo para os caminhões. Mas o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região reformou essa determinação, afirmando que tais obrigações são “personalíssimas” dos donos dos veículos.

No julgamento, o relator, ministro Breno Medeiros, destacou que contratos de transporte de carga têm natureza comercial, e não relação de prestação de serviço típica de vínculo empregatício. Ele citou precedentes, como o entendimento do Supremo Tribunal Federal na ADC 48 e teses firmadas pelo próprio TST (Tema 59), para afastar a responsabilização da tomadora de carga em casos de irregularidade veicular.

O acórdão também assinala que a Raízen não é empregadora ou tomadora de serviços de caminhoneiros — os transportes são feitos por empresas terceirizadas ou fornecedores — o que reforça que as medidas impostas originalmente seriam indevidas, pois interfeririam na atividade de terceiros.

Para especialistas em direito do trabalho e logística, a decisão reafirma a autonomia contratual nas relações de transporte e delimita melhor o alcance da responsabilidade entre quem contrata e quem executa o serviço. Para o setor, ficou claro que quem cuida da regularidade do veículo é seu proprietário, não necessariamente quem contrata o transporte da carga.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

16 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

17 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

17 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

17 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

17 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

18 horas atrás