
FOTO: ALEX PIMENTEL
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou a edição 2025 da pesquisa “Perfil e Preferências dos Caminhoneiros”, que traz um panorama detalhado sobre como os motoristas avaliam suas condições de trabalho, rotina nas estradas e relação com as normas da profissão.
O estudo revelou que 53% dos motoristas autônomos e 54% dos caminhoneiros de transportadoras aprovam a pausa obrigatória de 30 minutos prevista na legislação.
Quando o assunto é descanso, 58% dos autônomos e 49% dos motoristas contratados consideram as 11 horas de repouso diárias “mais do que suficientes”. A pesquisa também apontou que cerca de 70% dos entrevistados preferem fracionar o descanso em dois períodos — 8 horas contínuas e mais 3 horas complementares — como forma de melhor adequar o ritmo de trabalho à rotina nas estradas.
A CNT destacou que os dados ajudam a compreender as necessidades reais dos caminhoneiros brasileiros e servem como base para políticas públicas e decisões empresariais voltadas à melhoria das condições de trabalho e segurança no transporte rodoviário.
Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…
A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…
A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…
Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
Este site utiliza cookies.