
FOTO: ALEX PIMENTEL
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou a edição 2025 da pesquisa “Perfil e Preferências dos Caminhoneiros”, que traz um panorama detalhado sobre como os motoristas avaliam suas condições de trabalho, rotina nas estradas e relação com as normas da profissão.
O estudo revelou que 53% dos motoristas autônomos e 54% dos caminhoneiros de transportadoras aprovam a pausa obrigatória de 30 minutos prevista na legislação.
Quando o assunto é descanso, 58% dos autônomos e 49% dos motoristas contratados consideram as 11 horas de repouso diárias “mais do que suficientes”. A pesquisa também apontou que cerca de 70% dos entrevistados preferem fracionar o descanso em dois períodos — 8 horas contínuas e mais 3 horas complementares — como forma de melhor adequar o ritmo de trabalho à rotina nas estradas.
A CNT destacou que os dados ajudam a compreender as necessidades reais dos caminhoneiros brasileiros e servem como base para políticas públicas e decisões empresariais voltadas à melhoria das condições de trabalho e segurança no transporte rodoviário.
Esta postagem foi publicada em 8 de novembro de 2025 10:05
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário