
Jovens não querem seguir na profissão de caminhoneir. Foto: reprodução
A situação difícil no transporte por estrada está piorando em várias partes do Brasil. Algumas empresas de logística, junto com transportadoras e cooperativas, dizem que há uma falta grande, quase 1 milhão, de motoristas treinados, conforme dados novos do setor.
Sem gente para dirigir, muitos veículos ficam sem uso, as entregas demoram mais e, além disso, especialistas estão alertas sobre os danos à produção nacional.
O problema só tem piorado com o tempo. Entre 2015 e 2025, houve uma queda forte no número de motoristas com carteira válida, deixando um espaço difícil de cobrir. Para completar, os condutores estão mais velhos agora. Muitos já estão quase se aposentando, ao passo que novos talentos fogem da área por conta da rotina pesada e do serviço cansativo.
Frotas renovadas não resolvem o problema: muitas empresas seguem sem motoristas. Apesar de terem vagas, poucos aceitam encarar dias cheios de pressão nas rodovias. O medo, horários puxados e salário baixo espantam quem poderia entrar na área. Por isso, carretas ficam parada, e a necessidade de frete só aumenta.
Esta postagem foi publicada em 30 de novembro de 2025 07:39
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário