
Caminhão com madeira irregular
Em 30 de outubro de 2025, durante fiscalização de rotina no km 96 da BR‑316, no município de Presidente Médici (MA), equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram dois caminhões que transportavam cargas de madeira nativa serrada com irregularidades graves.
Na primeira abordagem, por volta das 14h30, um caminhão apresentava guia florestal emitida em 28/10/2025 para transporte de 20,002 m³ de madeira das espécies Brosimum guianense, Coutarea hexandra e Simarouba amara. Após verificação, constatou-se volume real de 31,488 m³, além de identificação de pelo menos quatro essências não declaradas — representando cerca de 60 % da carga.
Minutos depois, outro caminhão foi abordado com guia emitida em 29/10/2025 indicando 20,210 m³ de madeira das espécies Astronium lecointei e Hymenaea courbaril. A cubagem indicou 29,016 m³ e amostras apontaram presença de espécies não declaradas.
Somadas, as apreensões totalizaram cerca de 60,5 m³ de madeira irregular, transportadas pelos dois veículos que foram recolhidos ao pátio da unidade da PRF em Araguanã, ficando à disposição dos órgãos ambientais e da Justiça. Os condutores assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram acionados para audiência no Juizado Especial Criminal (JECRIM).
A ação reforça a atuação da PRF na fiscalização de transporte de produtos florestais e destaca o risco da circulação de cargas inadequadamente documentadas, que além de configurar crime ambiental, ameaçam a integridade da cadeia produtiva legal.
Esta postagem foi publicada em 1 de novembro de 2025 09:17
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário