Falta de motoristas já atinge 88% das transportadoras pesquisadas no Brasil
A falta de motoristas de caminhão continua pesando nas operações das transportadoras brasileiras. Dados de uma pesquisa da NTC&Logística apontam que 88% das empresas pesquisadas enfrentam dificuldade para contratar motoristas ou agregados.
O problema já vai além da abertura de vagas. Há empresas convivendo com veículos parados por falta de profissionais disponíveis, o que reduz a capacidade de transporte e limita a expansão das operações.
Entre as dificuldades relatadas pelo setor aparecem a baixa entrada de jovens na profissão, o custo para formação e habilitação, a necessidade de experiência e as próprias condições encontradas por quem trabalha nas estradas. Longos períodos longe de casa, espera para carga e descarga e falta de estrutura em alguns pontos também pesam na decisão de permanecer na atividade.
A concorrência por profissionais experientes também aumentou. Algumas transportadoras passaram a investir em bonificações, treinamento, caminhões mais novos e programas internos de formação para tentar contratar e manter motoristas.
O envelhecimento da categoria aumenta a preocupação. Levantamento da CNT citado em outra análise sobre o tema apontou que 26,9% dos motoristas estavam na faixa de 40 a 49 anos, enquanto o setor encontra dificuldade para atrair trabalhadores mais jovens.
Com o transporte rodoviário responsável por grande parte da movimentação de mercadorias no país, a falta de profissionais passa a afetar não apenas as transportadoras, mas também a disponibilidade de caminhões para atender novas cargas e contratos.
Comentários
0