25/05/2018 – É na abertura da Copa Sudeste – 3ª etapa da Copa Truck -, que acontece nos dias 26 e 27 de maio no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), que a Cummins Brasil mostra sua força e versatilidade sob o capô do Ford Cargo 1933, comandado pelo piloto e chefe da equipe AJ5 Sports, Adalberto Jardim.
Em estratégia ousada, o piloto Jardim irá competir com motor Cummins ISL 8.9 de seis cilindros e atuais 1.000 cavalos de potência contra caminhões dotados de motores de 12 litros que, de acordo com o regulamento do campeonato, precisam correr com 4.500 quilos. “O motor Cummins é versátil, leva a vantagem na relação peso/potência; vai correr, por ser de menor cilindrada, com 300 quilos a menos”, afirma Jardim.
O motor Cummins ISL 8.9 com originais 330 cavalos de potência, agora passa a oferecer 1.000 cavalos, após alterações realizadas pela equipe da AJ5 Sports. De acordo com Jardim, “retrabalhamos componentes como pistões, válvulas e biela, sendo que o cabeçote do ISL permanece original de fábrica”.
“O motor tem um curso maior de virabrequim e te dá uma cilindrada um pouco maior orginalmente; colocamos um pistão de 120 milímetros e, com isso, tivemos um ganho de cilindrada próximo aos 10 litros. É um motor flexível e confiável, que te entrega potência”, explica o piloto e chefe de equipe.
Ao competir em situação distinta dos demais concorrentes, Jardim aposta na regularidade. Sua estratégia será usar o baixo peso a seu favor durante a corrida. Otimista, Jardim conta que trata-se de um novo desafio nas pistas, mas confia na força, versatilidade e durabilidade da motorização Cummins.
Com mais 20 anos de experiência no automobilismo nacional e 247 corridas acumuladas na categoria Super Turismo da Stock Car, o piloto e chefe da equipe AJS Sports estreou esse ano na Copa Truck. No entanto, sua primeira experiência a bordo de caminhões foi em 2006, quando, na Fórmula Truck, fez a pole position e liderou a prova.
Deixe um comentário