Caminhoneiro

Caminhoneiros do nordeste sofrem para conseguir crédito no BNDES

Um programa chamado crédito caminhoneiro foi criado em maio de 2019 pelo Banco Nacional de desenvolvimento econômico e social (BNDES) para ajudar a classe de caminhões com gastos e manutenções e conservações dos seus veículos que atuam na prestação de fretes pelo Brasil e vizinhança. A notícia foi muito boa para o setor, a não ser que desde o ano de sua criação nenhum caminhoneiro da região norte ou nordeste foi beneficiado pelo projeto nesse período.

No total 190 caminhoneiros foram beneficiados, abrangendo 161 da região sul 27 da região centro-oeste e a região sudeste foi contemplada com dois caminhoneiros no projeto. Esses são dados atualizados até o dia 08 de Junho de 2021.

O BNDES afirmou que em 2020 tinha 500 milhões disponíveis para o crédito para caminhoneiro, mas apenas 5,3 milhões conseguiram aprovação, e em 2021 não teve muita diferença, contando com 7,1 milhões em investimento, não chega à 2% do previsto.

Sobre à falta de caminhoneiros beneficiados nas regiões norte e nordeste o banco se manifestou em nota dizendo que foi feita uma distribuição por instituições financeiras do país e elas são totalmente responsáveis pela aprovação de crédito ou não.

O BNDES também afirmou que os caminhoneiros podem encontrar outra alternativa para se beneficiarem, como utilizarem diferentes linhas de crédito, financiamento com cartão do banco, créditos disponíveis para pequenas empresas, ou o finame, além de programas agropecuários com aprovação de 599 milhões para o setor.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto