Carro

Com a vinda dos carros elétricos os empregos do setor diminuirão em 42%

Aproximadamente 500 mil vagas da indústria de automóveis convencionais a combustão serão encerradas só na Europa, porém outras 300 mil devem ser criadas no setor de tecnologia, aponta estudo.

Empregos tradicionais serão atingidos

O estudo da Boston Consulting Group (BCG) demonstrou que empregos da atual indústria automobilística serão duramente atingidos, com o aumento das vendas dos carros elétricos na próxima década.

Estima-se que os empregos nas montadoras cairão 20% e nos fornecedores tradicionais ligados aos motores a combustão cairão 42% até 2030. Desse total aproximadamente 500 mil vagas especializadas, deverão ser eliminadas somente na Europa, onde a partir de 2035 a União Europeia (UE) pretende proibir a venda de carros com motores movidos a combustão. 

Por outro lado, fornecedores que atuarão com tecnologias de emissão zero, devem criar cerca de 300 mil novas vagas, representando um crescimento de 10%.

Se para quem atua hoje no setor o cenário em geral seja mais pessimista, por outro lado há uma perspectiva de criação de postos de trabalho em áreas ainda embrionárias.

O relatório BCG aponta mudanças importantes onde os veículos elétricos forçarão grandes transformações na indústria automobilística, o que exigirá o apoio da UE para programas de requalificação, preparando trabalhadores para um futuro sem motores a combustão.

A associação “Plataforma para Eletromobilidade” representa várias organizações e empresas ligadas ao setor automotivo e que Incluem as montadoras Tesla, Renault e Nissan, a fornecedora 3M e a operadora de eletropostos Charge Point.

O grupo informou que a UE, governos e empresas devem se concentrar em investir em educação, treinamento e requalificação para garantir que ninguém fique para trás, enquanto a indústria faz a transição para os veículos elétricos.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

4 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

4 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

4 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

4 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 dia atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

1 dia atrás