Caminhão

O maior caminhão do mundo o Belaz 75710 é produzido pela Rússia

O peso bruto total dele é de 810 toneladas, daí dá para se ter uma ideia do tamanho desse veículo.

Considerado o maior caminhão de mineração do mundo

Ele foi lançado em 2013. O Belaz 75710 é considerado o maior caminhão de mineração do mundo e a fábrica bielorrussa “Belaruski Autamabilny Zavod”, fundada em 1948 é hoje uma das maiores fabricantes do mundo, de grandes caminhões basculantes.

Além deste modelo a fábrica também possui outros equipamentos de transporte pesado para as indústrias de mineração e construção.

O Belaz possui altura de 8.165 metros, comprimento de 20.600 metros, largura de 9.870 metros e uma distância entre-eixos de 8.000 metros. Como comparação, o comprimento de uma cegonha é de 20,6 metros, sendo 4 vezes mais largo.

Todo esse tamanho, possui um peso vazio de 360 toneladas e capacidade de carga de 450 ton. e volume de carga de 645,4 m³, logo o peso bruto total é de 810 toneladas.

Para ter uma ideia do que isso representa, o PBT máximo permitido de um rodotrens de 9 eixos é de 74 toneladas, ou seja, equivale a 11 rodotrens.

De tecnologia impressionante, o veículo tem apenas dois eixos, ambos são direcionais, cada um com 4 pneus. Os 8 pneus enormes são do tipo radial, com aros de 63” e cada um pesa mais de 5 toneladas.

Dois grandes motores a diesel e 4 motores elétricos movem esse “prédio sobre rodas”. São motores utilizados também em alguns navios, gerando cada um, uma potência máxima de 2.300 cv a 1.900 rpm e 950 kgfm de torque.

O consumo de cada motor a diesel é enorme, com um gasto aproximado de 425 litros por hora de operação, tendo 2 tanques com capacidade de 2.800 litros de combustível e velocidade máxima de 64 km/h, mas frequentemente trabalha a 40 km/h, porém vence aclives bem íngremes.

Veja os demais itens deste modelo na íntegra, nesse fantástico vídeo e conheça um pouco mais desse gigante russo.

A Rússia deveria utilizar sua inteligência tecnológica para o bem não é mesmo! Assim, o país seria visto pelo mundo com maior admiração e não com medo das guerras provocadas por seu dirigente

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto