Lembrando que esses comentários refletem a necessidade de resposta para aqueles que não possuem muito conhecimento de mecânica de caminhão.
Alguns até sabem o que é, mas talvez não saibam como funciona o cardã e para que ele serve
Nessa matéria você verá a funcionalidade do cardã, o que é e para que ele serve no caminhão. O vídeo inicia explicando que toda a força que passa pelo motor, passa pelo sistema que se chama eixo cardã.
Esse sistema conduz a força gerada para as rodas através da conexão com o diferencial, que fará girar as rodas e ter tração, através de cruzetas e engrenagens que fazem o caminhão funcionar.
O caminhoneiro mostra o caminhão por baixo e vai demonstrando o funcionamento básico das peças e que às vezes, alguma delas poderão ate dar defeito e terão que ser substituídas, pois acontecem de quebrar, entortar ou desalinhar, como o próprio eixo cardã, por exemplo, que possui até uma alça para suportar sua queda, caso ele desengate por algum motivo.
Leia mais:
- 10 Dicas para o motor do seu carro durar muito
- Água desmineralizada corrói o motor? Por que ela é a mais indicada?
- Veja qual é a melhor cera a ser aplicada em seu veículo
Ele explica que as marchas são pesadas e que muitas das vezes deve ser passadas com cuidado, principalmente quando o caminhão está carregado, pesado, evitando-se danos ao cardã e aos seus componentes. Deve-se ter cuidado e evitar trancos ao passar as marchas.
Quando um caminhão é traçado tem mais de um cardã, comenta. O nome dado para “caminhão traçado” é porque é um veículo de 3 eixos que possui tração nas rodas traseiras, sendo 6×4, ou seja, um eixo dianteiro e dois eixos traseiros com tração. Por ter essa funcionalidade, são considerados mais caros também, em comparação com outros modelos.
Em resumo de como funciona todo o sistema, desde o motor até as rodas, o motor joga a força para a caixa de marchas que através do eixo cardã, conduz essa força para o diferencial, que por sua vez faz as rodas do caminhão girarem e o caminhão consegue se deslocar.
Confira o vídeo.
Redação – Brasil do Trecho