Dicas para motorista

Posso colocar aditivo em carro que nunca usou?

Essa é uma dúvida importante que muitos motoristas devem ficar atentos.

Como o carro processará o aditivo se ele nunca foi usado antes

O líquido de arrefecimento utilizado no radiador e que alimentará o motor e resfriará todo o sistema, não é feito de água normal ou filtrada e sim de uma composição de água desmineralizada com aditivo específico para essa finalidade.

Desta forma, ele age removendo sujidades e mantém o bom funcionamento do motor sem super aquecê-lo e sem provocar corrosões ou ferrugem em peças e componentes.

O apresentador começa demonstrando uma bomba d´água que sofreu corrosão por uso de água normal no sistema. Ela ficou completamente enferrujada no topo e ao redor do “castelo” e isso pode acontecer também em outros componentes e funcionalidades. O aditivo serve para lubrificar o eixo da bomba etc.

Outros componentes como sensores de temperatura, por falta do uso de aditivos, ficam bem destruídos e completamente corroídos e nesses casos devem ser substituídos. Isso provocará uma má leitura no sistema controlador de temperatura do veículo.

Leia também:

A falta de aditivo pode provocar vários problemas no sistema de arrefecimento do veículo, inclusive a utilização de aditivos ruins, de má qualidade, eles aceleram esse problema também.

O eixo da válvula termostática é lubrificado com o aditivo, como também o eixo da bomba, ou seja, o aditivo é muito importante. Agora o uso de aditivo em carros que nunca tiveram o hábito, ele vai limpar, porém, começarão a aparecer com o tempo vazamentos.

O mais grave é quando começa a entrar água no motor danificando vários componentes, como a junta do cabeçote, válvulas etc, tendo que retificar muitas vezes o cabeçote. A corrosão se espalha e afeta tudo, até os selos do motor.

Logo utilize o melhor aditivo possível em seu veículo, não economize com isso, pois a durabilidade de seu motor dependerá disso.

Canal DR Auto Mecânica

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto