Conheça o caminhão autônomo da Volvo que já está sendo vendido nos Estados Unidos

Como é um modelo autônomo, não precisa de motorista para conduzi-lo. Ele é mais econômico, sustentável e seguro do que os caminhões convencionais.

Caminhão autônomo da Volvo é flagrado rodando em fazenda
Foto: Reprodução / Internet

Como é um modelo autônomo, não precisa de motorista para conduzi-lo. Ele é mais econômico, sustentável e seguro do que os caminhões convencionais.

Trata-se do modelo Volvo VNL 760, um dos mais modernos caminhões do mundo

O futuro está cada vez mais próximo do que se imagina, especialmente quando tratamos do seguimento de transportes. A Volvo sai na frente de suas concorrentes e já começou a vender seus veículos autônomos nos Estados Unidos, que não tem a necessidade de motoristas. 

Na última semana a Volvo Trucks North America marcou o início da comercialização do sistema de transporte de veículos autônomos entre terminais. 

Para a venda dessa tecnologia, a Volvo criou uma nova empresa, a Volvo Autonomous Solutions, que vai personalizar os caminhões de acordo com a demanda de cada cliente. 

Seu primeiro cliente será a empresa DHL Supplay Chain que vai iniciar os testes, permitindo a Volvo consolidar todas as etapas necessárias para validar a sua mais recente tecnologia.

O sistema vendido pela Volvo foi desenvolvido em parceira com a empresa Aurora, que já atua por diversos anos com clientes em testes desta tecnologia em vários estados dos EUA – Estados Unidos da América.

Atualmente a crescente demanda dos fretes está superando a capacidade e as soluções devem ser mais ousadas e seguras, como também mais inteligentes e sustentáveis para levar o mundo adiante.

Isso é mais que um caminhão autônomo, trata-se de uma solução de transporte autônomo, que acreditamos estar criando valor para todo o ecossistema de transporte do mundo inteiro. Tudo feito através de operações customizadas que reduzem emissões de poluentes e aumentam a segurança, disse Nil Jaeger, presidente da Volvo Autonomous Solutions.

Os caminhões escolhidos para receberem o sistema são modelos vnl rodoviários. De acordo com a Volvo, na comparação de um mesmo caminhão dirigido por um humano, o modelo autônomo é mais eficiente, consome menos combustível e oferece ainda mais segurança.

Confira o vídeo e assista o futuro!

YouTube video
Canal Wanderson Cezimbra

Redação – Brasil do Trecho