Alguns modelos antigos de caminhões possui duas alavancas de câmbio
Em um vídeo divulgado pelo canal do YouTube Venda Truck, mostra para que serve as duas alavancas de câmbio em um caminhão moderno e também em um modelo mais antigo.
O primeiro teste foi feito em um caminhão novo onde mostra uma alavanca na vertical posicionada no câmbio do veículo.
O segundo foi feito em uma alavanca localizada no painel de um fenemê onde o componente não é necessariamente no câmbio, mas possui funções ligadas a esta peça.
O narrador do vídeo explica que as alavancas servem para acionarem a reduzida.
O narrador explica: Aciona a primeira marcha, a reduzida, o motorista pisa na embreagem, tira a reduzida, aciona a marcha e faz isso sucessivamente.
Ele explica que no fenemê a única diferença seria pela posição da alavanca onde a reduzida é acionada para baixo e para marcha simples para cima.
Entre as trocas das alavancas é necessário utilizar a embreagem, assim o caminhão consegue fazer manobras que necessitem de maior torque.
Outros veículos possuem essa alavanca?
Veículos como caminhões e caminhonetes possuem a reduzida por necessidade de potência, mas alguns carros pequenos também têm esse componente no seu sistema.
Em maioria automóveis de passeio não possuem essa peça por não necessitarem de torque tão alto principalmente nas manobras de arrancada. Uma exceção é o Subaru Impreza – 2008, carro de passeio que possui uma alavanca de reduzida.
Redação – Brasil do Trecho