Caminhoneiro

Projeto de lei poderá aumentar a capacidade de peso das caminhonetes

Fique atento nas alterações liberadas pelo órgão fiscalizador

Um projeto de lei que está sendo analisado pela câmara dos deputados federal pode aumentar o PBT (Peso Bruto Total) transportado em caminhonetes.

De autoria do deputado federal Márcio Brasil (PL), o projeto de lei visa que a capacidade das caminhonetes que atualmente é de 3 toneladas e 500 kg passaria para 3 toneladas e 700 kg.

O deputado pontua que essa mudança não terá nenhum prejuízo a segurança dos veículos, do próprio motorista e do trânsito já que até as tecnologias usadas nas empresas estão cada vez mais evoluídas e as montadoras conseguiriam perfeitamente mudar um veículo para ficar com capacidade de 3 toneladas de 700 kg sem agredir a segurança.

 O peso será adequado dentro das categorias de habilitação ‘B’ e ‘C’, onde B se adequar ao novo peso e a categoria C poderá ir além da capacidade citada.

Para os caminhoneiros não terão grandes mudanças já que mudará apenas a capacidade onde o profissional com categoria ‘D’ ou ‘E’ pode transportar conforme legislação vigente.

O projeto aguarda análise da comissão na câmara e se aceito sem nenhuma mudança será encaminhado para o senado que mantendo o texto original poderá ser sancionado pelo presidente da república.

Com o avanço da tecnologia algumas mudanças que antes seriam inviáveis devido a segurança do trânsito e do motorista, hoje podem ser implementadas sem nenhum medo com o respaldo da ciência e tecnologia.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto