Fazendo uma comparação com o corpo humano, o chassi seria o esqueleto que sustenta todos os órgãos.
O chassi é para o caminhão o que o esqueleto é para o corpo-humano, logo ele deve estar 100% “saudável” para que todo o restante possa funcionar corretamente, caso contrário, terá menor resistência para o transporte de cargas, podendo afetar sua estabilidade e consequentemente, a sua segurança poderá estar em risco.
Se o chassi estiver desalinhado ele poderá trazer grandes prejuízos para o caminhoneiro. Em geral o alinhamento de chassi ocorre quando a carreta sofre um acidente e isso provoca danos no chassi, que é a principal estrutura da carreta.
Tanto o chassi quanto as outras partes que compõe o carregamento, devem ser devidamente alinhados. Os acidentes com caminhões graneleiros ou até mesmo basculantes, ao tombarem, têm como consequência o desalinhamento do chassi e da caçamba também.
Um tombamento que deixou uma carreta totalmente torta, pode ter o veículo recuperado e deixá-lo da mesma forma original anterior, porém com muita técnica e cuidado. O alinhamento é feito a frio, para poder voltar ao normal, pois se esquentar não presta, podendo deformar a composição do metal.
A máquina utilizada, denominada como “Mesa Alinhadora” simula fazendo o contrário do que foi realizado para entortá-lo, ou seja, é um cuidadoso processo para desentortar toda a estrutura, dentro das métricas originais de fabricação. Os passos para alinhamento total, seguem normalmente a correção do chassi, depois a caçamba e por último demais partes que compõe a estrutura, como a tampa traseira, por exemplo, que merece um cuidado especial em separado.
Dependendo da gravidade da torção, é um processo um pouco demorado, que pode levar entre 10 a 15 dias na Mesa Alinhadora. Para a execução do trabalho de alinhamento, a máquina faz uso de macacos hidráulicos, correntes e de uma bomba hidráulica também.
As perfurações de fábrica existentes nos chassis servem para aliviar a tensão no transporte das cargas, distribuindo melhor o peso. Se o motorista não faz a revisão do chassi, o caminhão pode perder a resistência e a estabilidade nas estradas, podendo afetar o desgaste prematuro dos pneus e até mesmo, poderá vir a ter um grave acidente.
Logo é importante sempre fazer a revisão do chassi de seu caminhão, especialmente se ele sofreu algum tipo de acidente também, evitando pegar a estrada. Caso não seja possível efetuar a revisão, não pegue a estrada e aguarde até um momento oportuno, pois lembre-se que a sua vida e de outras pessoas vêm sempre em primeiro lugar.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário