Mecanismo criado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre para acompanhar os custos inerentes ao frete.
São vários os componentes de uma tabela de frete, custos fixos, custos variáveis, tipo de carga, distância percorrida, quantidade de eixo, etc. Com tantas variáveis o caminhoneiro autônomo fica perdido na hora de calcular o valor do frete, para ter conhecimento de qual é o melhor frete.
Na tentativa de solucionar esse problema a ANTT disponibiliza em sue site uma calculadora feita especialmente para isso, outro ponto muito importante é utilizar o frete de retorno. No site Tabelas de Frete, também há um simulador da tabela de pisos mínimos vigente – Válida a partir de 4 de outubro de 2022.
Nela você consegue simular o valor do frete com base na tabela de piso mínimo da ANTT. Para tanto, basta preencher as informações referentes ao tipo de transporte, tipo de carga, número de eixos e qual será a distância do transporte, pronto! Você terá o valor a ser cobrado pelo frete considerando as informações preenchidas na tabela.
No site do Tabelas de frete também é possível simular o valor que seria cobrado pelo tipo de frete na vigência da tabela de pisos mínimos da ANTT em 3 de outubro de 2022.
Caso o caminhoneiro queira fazer uma comparação com a tabela vigente, é só preencher as mesmas informações elencadas acima, ou para conhecer melhor sobre o adiantamento do frete.
A resolução, publicada em 20 de janeiro pela ANTT, estabelece as regras dos pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado.
Conforme a Agência, os indicadores da proposta de revisão dos valores, leva em consideração os seguintes critérios:
O reajuste médio para a carga lotação é de 9,64%, variando segundo o tipo de carga, quantidade de eixos e se a operação de transporte é caracterizada como alto desempenho.
Tanto a lei do frete mínimo quanto a tabela da ANTT foram motivadas pelo aumento constante do diesel. A lei 13.103, criada na época da greve de 2018, estabelece que a tabela de frete deve ser atualizada duas vezes por anos e deve-se levar em contas tudo quanto é custo do caminhão.
Ela também prevê que se o diesel subir ou cair 10%, seria um gatilho para novos cálculos pela tabela do frete. No entanto, o diesel chegou a subir 9% de uma vez só de 2021 pra cá, foi criada uma medida provisória para baixar o gatilho de 10% para 5% do valor do diesel na bomba, a tabela deve ser atualizada.
Veja os 12 tipos de cargas definidos pela ANTT:
1 – Granel sólido;
2 -Granel líquido;
3 -Frigorificada ou aquecida;
4 – Conteinerizada;
5 – Carga geral;
6 – Neogranel;
7 – Perigosa (granel sólido);
8 – Perigosa (granel líquido);
9 -Perigosa (frigorificada ou aquecida);
10 – Perigosa (conteinerizada);
11 – Perigosa (carga geral);
12 – Carga Granel Pressurizada.
Para identificar os eixos da composição veicular, basta somar os eixos do caminhão e, se for ocaso, do implemento rodoviário – reboque, semirreboque e carroceria.
CC quer dizer carga e descarga e CDD, custo de deslocamento. Ambos precisam ser identificados para a quantidade de eixos carregados da composição veicular que será usada.
Considere a distância em quilômetros que será percorrida da origem ao destino do frete.
Para realizar o cálculo de piso mínimo em reais por viagem, é necessário considerar os valores obtidos nas etapas anteriores, a fórmula será: Piso mínimo (R$/viagem) = (distância X CCD) + CC
Digamos que você pegou um frete no modelo de contratação em que o caminhão seu, mas o implemento veicular é do contratante, então o cálculo ficará assim:
Tipo de carga: granel líquido
Composição veicular de 4 eixos (apenas do veículo automotor)
Como a contratação é apenas do caminhão, considera-se os valores de CCD e CC da Tabela da ANTT na seguinte forma: CCD = 4,3631 e CC = 263,62
Distância de 400 km a ser percorrida
A fórmula:
Esses tributos devem ser considerados conforme cada caso, pois os números variam consoante o perfil de cada transportador rodoviário. Lembre-se de incluir o pedágio, se houver, no resultado do cálculo para que você pegue o frete com mais lucro.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário