Scania 113, conheça os detalhes do caminhão

Considerado o rei das estradas brasileiras, o Scania 113 já foi considerado o melhor caminhão do Brasil. Mas o que tem de tão especial no 113? É o que você vai descobrir nesse post!

Foto: Scania 113h – Buscar Rural

Considerado o rei das estradas brasileiras, o Scania 113 já foi considerado o melhor caminhão de melhor compra do Brasil. Mas o que tem de tão especial no 113? É o que você vai descobrir nesse post!

Homenagem ao clássico

O caminhão 113 da Scania fez – e ainda faz tanto sucesso no segmento de caminhões no Brasil, que a montadora lançou uma série especial para homenagear o caminhão mais famoso do Brasil.

A série especial foi lançada para os modelos R 440 e R 480 nas versões Highline e Streamline. Com detalhes nas cores rosa, lilás e roxa nas laterais e a cor azul celeste que marcou a primeira geração, o Scania 113 foi disponibilizado para o mercado brasileiro com dois pacotes de equipamentos: com faróis, xenônio e geladeira, e o clássico estilo, que une as rodas de alumínio polido, volante e assentos de couro, mais o painel color plus, muito diferente do primeiro caminhão do mundo.

Homenagem na França

Em 2019 uma concessionária da França transformou o Scania S650 em um modelo com as cores e muitos detalhes da série 3 do Brasil. As cores do modelo foram as mesmas utilizadas nas linhas 113 e 114 em 1194 nos modelos brasileiros.

Versões Scania Streamline homenageia o clássico 113

A cor azul celeste do 113H é inspirada no Scania Streamline, modelo que não foi vendido no Brasil, mas foi lançado na Europa 1991.

O Streamline 60 anos que o homenageou o clássico 113 teve duas versões: o clássico e Clássico Estilo, ambas as versões equipadas com faróis xênon, espelho angular dos dois lados, rodas de alumínio, calota dianteira, geladeira, faixa e adesivos decorativos.

Foram apenas 60 unidades do modelo que trouxe na versão mais completa volante e bancos em couro mais o painel LCD.

Scania põe caminhões para conversarem em vídeo em homenagem ao 113H

No vídeo da Scania as duas gerações do 113 se encontram e simulam um diálogo entre os caminhões. Eles se cumprimentam e começa uma troca de diálogos em que uma geração elogia as modernidades de cada um.

A primeira geração do Scania 113H diz: “é um prazer ser homenageado pelo Streamline, o pesado que uma nova era de rentabilidade com até 4% de economia de combustível e soluções integradas de serviço, e agora em uma edição especial”.

O Streamline responde: “Sim, clássico Scania 113, mas no meu DNA tem muito da inovação que o senhor trouxe para o Brasil na sua época”.

O vídeo tem mais de 100 mil visualizações na página da Scania no YouTube, demonstrando que a tática de marketing da montadora funcionou.

Imagens da série especial Scania R440 60 anos surgiram na internet

Antes do lançamento da edição especial de 60 anos do modelo Scania R 440, em 2017, uma página no Facebook divulgou imagens do modelo com a pintura da série especial. As imagens mostram o caminhão em um pátio, no que parecia ser a fábrica da montadora que fica em São Bernardo do Campo, SP.

No entanto, em 2 de julho daquele ano foi apresentado oficialmente, o caminhão e as comemorações de 60 anos da Scania no Brasil.

A história do Scania 113

O Scania 113 foi considerado o caminhão pesado mais potente da época, atualmente o caminhão mais potente tem 770 cavalos, um pouco diferente do maior caminhão do mundo que possui dois motores resultando em mais de 2 mil cavalos. O caminhão foi o primeiro Scania a oferecer a versão de cabine topline, a mais luxuosa na época, os caminhoneiros tinham um grande costume de utilizam frases no para-choque de caminhão.

A linha T, de cabine, capô, era oferecida nas versões simples ou leito e com diversos opcionais. Com motor de 360cv e 11 litros, ele era considerado de baixo valor em manutenção mecânica e a procura pelo modelo era muito grande, por isso até hoje ele tem baixa desvalorização no mercado.

Chegada ao Brasil

A comercialização do 113 começou em 1991 e foi até 1998. O Scania 113 vendeu mais de 26 mil unidades e sua versão de maior sucesso foi o T13 H 4×2 360 que emplacou mais de 19 mil unidades.

O T 113 foi a evolução do T112, ambas as séries fizeram muito sucesso, mas em 1998 sua produção foi interrompida para a chegada da série 4.

Transição para a série 4

A série 4 da Scania chegou ao mercado com inovação em tecnologia, conforto como ar-condicionado e design, fazendo jus ao legado das séries anteriores. Apesar disso, foi a série 3 que mais vendeu, ganhando a fama de caminhões mais vendidos do Brasil.

Na Europa o 113 é considerado o melhor caminhão já fabricado e por aqui, ele é o queridinho dos caminhoneiros e amantes do segmento.

As características e os destaques do Scania 113

Design, conforto, tecnologia e durabilidade foram a chave para o sucesso do 113 que conseguiu um feito que poucos caminhões conseguem: conquistar o mercado europeu e o brasileiro.

Com um caminhão que tem um fama de durabilidade o seu lucro poderá ser aumentado cada vez mais, poucas vezes na oficina e mais tempo na estrada.

Design, conforto, tecnologia e durabilidade

– Durabilidade

Durável, robusto e confiável são as características que definem o modelo da Scania. Baixo custo de manutenção, motorização eficiente, econômica, tudo isso era oferecido pelo 113.

– Conforto e tecnologia

O condutor do Scania 113h se sentia como um piloto na cabine do avião, dada a espaçosa cabine que se desenhava em torno do motorista. Além disso, a montadora se destacou ao ser a primeira que demonstrou atenção aos detalhes internos, oferecendo tecnologia, segurança e conforto para o motorista exercer sua função, diminuindo o risco de acidentes com caminhão.

– Design

Com linhas retas, cores marcantes, detalhes nas laterais e um design inovador para a época, a Scania conseguiu mostrar para o mercado que o caminhão não precisa ser feio porque é um veículo para transportar cargas. Eles podem ser um tanque de guerra das estradas, mas sem perder a beleza estética, foi isso que o 113 trouxe ao mercado dos pesados.

A edição especial dos 60 anos de Brasil

Como já mencionado, a Scania lançou em 2017, a versão Highline Streamiline em comemoração aos 60 anos da marca no Brasil e o sucesso de vendas que foi o 113.

Diga se de passagem, todas as unidades da série especial foram vendidas e algumas delas estão enfeitando as garagens de alguns dos colecionadores de caminhão.

O caminhão tem diversos acessórios para cada gosto, porém, vale lembrar que existe diversos acessórios proibido por lei para caminhão.

O que é, e quais as vantagens do acelerador inteligente da Scania?

A Scania usa a tecnologia exclusiva de acelerador inteligente em seus caminhões. A tecnologia é baseada no Scania Actruise, um sistema de controle de cruzeiro preditivo, que combina inteligência topográfica e navegação GPS. Há também o Opticruise que é caixa de câmbio automatizada, inteligente e otimizada da Scania, que oferece as melhores relações de desempenho, aceleração e conforto.

A principal vantagem desse sistema é a economia de combustível. Em testes realizados após 500 mil km, os caminhões da Scania que possuem esse sistema, conseguiram consumir 20% a menos que os seus concorrentes.

Outra vantagem é a condução. Com o acelerador inteligente, o veículo melhora o desempenho e a suavidade na condução.

Scania T113 e R440 construíram uma boa imagem da marca

O R440 está entre os caminhões mais vendidos do Brasil. É um caminhão econômico, robusto e de mecânica confiável. Com certeza ele ajudou a subir ainda mais o nível de qualidade da Scania.

Ele é oferecido nas versões 4×2, 6×2,6×4 e 8×2, o R 440 pode oferecer até 4% de redução no consumo de combustível. Motor de 440cv e 13 litros, ele ainda vale ouro no mercado de usados.

Já o T 113 encanta até hoje com sua cabine Top Line de luxo, a cor azul celeste emblemática com faixas rosas, lilás e roxa nas laterais e seu motor de 360cv. Não é por acaso que esses dois modelos lideraram as vendas da Scania no Brasil.

Redação – Brasil do Trecho