Como Itabaiana se tornou a cidade dos caminhoneiros

Ela é considerada a capital do caminhão, por ter o maior percentual de caminhão por pessoa do país inteiro.

Cidade do caminhoneiro. Foto:  Estúdio Abril/Estúdio ABC

Ela é considerada a capital do caminhão, por ter o maior percentual de caminhão por pessoa do país inteiro, a vida do caminhoneiro não é apenas trabalho, determina época do ano existe uma grande festa dos caminhoneiros. Os caminhoneiros relaxam para curtir a festa após sua jornada de trabalho por diversos horas nas rodovias brasileiras.

Você sabia que a cidade de Itabaiana é dona de um dos maiores comércios de Sergipe

A cidade de Itabaiana é dona de um dos maiores comércios de Sergipe e em virtude de suas atividades diversificadas e de sua rota comercial, ela também intermedia o escoamento da produção agrícola da capital Aracaju, com o sertão.

Com isso a cidade atrai muitos migrantes vindos de outros estados, como Bahia, Minas, Pernambuco e Alagoas. A partir da década de 80 a agricultura do município se intensificou, em especial, entre Jacarecica e Ribeira, onde pequenos agricultores produzem cereais, frutas, verduras etc, que acabam abastecendo todo o Estado.

Itabaiana é conhecida como grande produtora de mandioca, batata-doce e tomate, tendo um centro de distribuição desses produtos agrícolas, que foi criado em 1991 com intensa atuação na região local.

Conheça a famosa Feira de Itabaiana

A cidade de Itabaiana é conhecida por sua famosa Feira que ocorre aos sábados e ela existe desde 1888. Desde aquela época, já havia um forte comércio com predomínio de agricultores e comerciantes de gênero alimentício, porém os tecidos tiveram destaque especial, pois existia um grande número de alfaiates na região, apesar de não existirem confecções industrializadas.

Na época não existiam Supermercados e sim dois grandes armazéns. A Feira mudou de local algumas vezes e em 1928 é que ela se fixou definitivamente no Largo Santo Antônio e lá permanece até hoje.

A Feira ficava dentro do primeiro mercado, tendo seu calçamento de pedra em 1939 e acabou ultrapassando os limites do mercado. Em 1947, o prefeito Jason Correia construiu o mercado do Largo Santo Antônio. O mercado tinha sido criado para organizar melhor a Feira

Podem ser adquiridos produtos agrícolas, manufaturados e industrializados, aumentando a diversidade de produtos oferecidos pelo comércio local. A disposição do centro comercial contribui para o sucesso da feira e acesso.

O maior fluxo de pessoas acontece aos sábados, em que são recebidos compradores de outros municípios também, porém, nas quartas-feiras, o fluxo de pessoas está aumentando, em virtude da grande variedade de produtos disponíveis no comércio. 

Onde fica a cidade de Itabaiana

Considerada como a quarta mais populosa cidade de Sergipe, fica localizada a apenas 54 km da capital, sendo um município da microrregião do Agreste de Itabaiana do estado.

Itabaiana era uma vila, construída por Dom Diego Pacheco de Carvalho, em 1698, tendo o nome de Vila do Santo Antônio e Almas de Itabaiana. Já em 1727 possuía sua Câmara, virando município.

Itabaiana fica na região central do Estado de Sergipe e ocupa uma área de 337,295 quilômetros quadrados, tendo aproximadamente 100 mil habitantes.

Essa cidade do interior de Sergipe possui o maior número de caminhões por pessoa do Brasil

Naquela época, a Feira já atraia muitas pessoas das regiões próximas e em setembro de 1954, também foi inaugurada nos dias de quarta-feira. Em 1956 o grande fluxo de caminhões já era evidente e eles faziam viagens para grandes centros e também para a região sul do país. O Estado de São Paulo era o que recebia o maior fluxo desses veículos.

Exatamente nessa época é que foi atestada a expansão do comércio da região, em virtude das viagens dos caminhões e a intensificação do turismo, que também proporciona o acesso a uma enorme variedade de mercadorias.

É importante lembrar de festeja e descansar bastante para não acabar sendo flagrado na lei do descanso para os caminhoneiros.

A cidade tem tido nos últimos anos, grande produtividade em relação à criação de aves para abate e produção de ovos, principalmente por se encontrar bem próxima da capital.

Já quanto às indústrias, em geral, são consideradas de pequenos porte e voltada para bens de consumo, produzindo desde calçados, bebidas, cerâmicas, móveis, até carrocerias de caminhões, implementos rodoviários, algodão e alumínio.

Por esse motivo, como também em relação à diversidade de sua economia, tendo um dos maiores comércios do Estado de Sergipe, com a grande maioria de seus moradores vivendo disso, Itabaiana tem o maior percentual de caminhão por pessoa do país e sendo assim, ela foi considerada como sendo a Capital do Caminhão.

Dilma Rousseff cria Lei 13.044/2014 que dá a cidade de Itabaiana o título de Capital Nacional do Caminhão

A cidade de Itabaiana sempre se destacou como sendo uma das que possui a maior concentração de atividades ligadas ao comércio, com presença de atacadistas e varejistas. Grande parte de seus comerciantes, compram produtos em outras localidades e revendem na Feira, inclusive, enviam para regiões mais próximas e outros Estados também, onde vendem de tudo como, produtos alimentícios, materiais de construção, têxteis e muitos outros.

Com toda essa diversidade econômica, com o passar do tempo foi atraindo muitos caminhoneiros para fretes e diversos deles moram inclusive na própria cidade. Em 2014 a então presidenta da República Dilma Rousseff criou a lei 13.044/14 para os caminhoneiros que deu à cidade de Itabaiana do Estado de Sergipe, o título de Capital Nacional do Caminhão.

Agora com a Lei, Itabaiana é considerada a capital nacional do caminhão

Desde 1888 com o início da Feira de Itabaiana, muitas mudanças ocorreram, mas a síntese da economia da cidade permanece até hoje, tendo na sua diversidade de produtos o seu maior sucesso.

Para coroar toda essa evolução bem sucedida, a cidade de Itabaiana agora é oficialmente a capital nacional do caminhão e sendo assim, passa a atrair mais recursos ainda, quando da comemoração do padroeiro da cidade Santo Antônio e Almas de Itabaiana em que na mesma semana é promovida uma das mais famosas comemorações da categoria, Festa do Caminhoneiro de Itabaiana com diversos músicas para os caminhoneiros.

Conheça a famosa festa do caminhoneiro em Itabaiana/SE

A tradicional Festa do Caminhoneiro de Itabaiana é famosa e conhecida no Brasil inteiro. Ela ocorre normalmente durante a semana de comemoração do padroeiro da cidade que é Santo Antônio e se inicia na alvorada, às 5h da manhã, com os caminhoneiros fazendo um buzinaço.

A Festa chega até a movimentar a economia do município, tendo vários shows artísticos com cantores famosos como Mayara e Maraísa, Simone e Simaria, Wesley Safadão, Aline Souza, Matheus e Kauan, Fabiana Rangel, Layrton e seus Teclados, Tayrone, Unha Pintada, Xand Avião, Raí Saia Rodada, Nattan, Jânio Linhares, Banda Alma Gêmea, Jonas Esticado, Márcia Fellipe, Danielzinho, Junior e Reinan Santos, ufa, isso é que é show.

Também tem muitas brincadeiras para as crianças, desfile de caminhões pelas ruas da cidade, futebol dos caminhoneiros, café da manhã e muito mais, caminhoneiros com pouca experiência no segmento ficam supressos quando conhecem as festas da cidade.

Após dois anos de Pandemia, a Festa do Caminhoneiro de Itabaiana de 2022, prometia ser um grandioso evento e realmente fez jus a sua tradição, tendo uma média de público de 80.000 pessoas por noite, um verdadeiro espetáculo.

Redação – Brasil do Trecho