Se você é daqueles que gosta de ouvir uma boa música e conhecer mais sobre algumas curiosidades de cada uma delas então não perca essa matéria.
Conheça as principais músicas sobre caminhoneiros do Brasil
Estudos científicos demonstram que a música provoca determinadas áreas do cérebro e faz elas conversarem entre si. Quando uma pessoa ouve um som que ela gosta, isso traz efeitos benéficos e positivos para o cérebro e nesse momento ele libera dopamina, que é um neurotransmissor conhecido como “hormônio do prazer”.
A primeira coisa que um caminhoneiro raiz faz ao pegar o seu caminhão para dirigir é verificar se o caminhão possui um som para lhe acompanhar durante a rodagem, se possível alguns caminhoneiros fazer a compra de um som por meio de cartão de credito ou por linha de credito.
A música popular brasileira é muito rica e ela é repleta de ritmos tocantes, alucinantes e diversos. Ela é tão vasta que pode trazer desde uma música romântica sertaneja, um funk ou até mesmo um axé music, bem “arretado”.
A música embala a nossa alma. Ela tem o poder de transformar as pessoas, de mudar um dia ruim, de transmitir amor e de compartilhar emoções, ela nos transporta para outra dimensão, provoca nossos sentidos e nos auxilia na concentração. Música é tudo em nossas vidas.
Por que caminhoneiro gosta tanto de ouvir música durante suas viagens
Uma curiosidade interessante é saber por que os caminhoneiros gostam tanto de ouvir músicas durante sua jornada de trabalho? A resposta é óbvia, pois eles se identificam com elas.
Ariscamos em dizer que ser não existissem músicas, os caminhoneiros viveram em greve, tirando a brincadeira de lado.
As músicas refletem muitas vezes uma situação que passamos no passado ou que ainda está acontecendo. Música é sinônimo de felicidade, de raiva, de alegrias, de tristezas, ela nos faz recordar uma grande paixão, uma desilusão, uma ilusão boa, uma realização, uma esperança, uma vontade, até mesmo os caminhoneiros com pouca experiência na rodagem.
Como a música acalma, alegra, ajuda na concentração, torna o dia mais leve e melhora o humor, muitos caminhoneiros adoram dirigir ouvindo uma boa música, aquela que mais gosta, fazendo passar o dia de uma forma mais tranquila e comemorar as suas datas comemorativas.
Conheça as histórias de algumas músicas para caminhoneiros
Elaboramos aqui uma coletânea das mais belas músicas que os caminhoneiros adoram e contamos também algumas curiosidades de cada uma delas e um pouco da vida de seus cantores. De “Viajante Solitário” de Cezar e Paulinho a “Caminhoneiro” de Roberto Carlos. Essa leitura você não pode perder!
Viajante Solitário, de Cezar & Paulinho
A dupla de cantores Cezar e Paulinho, tem 39 anos de carreira e lançou 25 cd´s. Os irmãos piracicabanos são filhos da dupla de cantores Craveiro e Cravinho. Ed e Flávio, filhos de Cezar, também seguem a herança dada de cantores na família.
Desde pequenos a dupla ouvia música sertaneja, acompanhando rodas de viola nas casas de seus pais. Seu mais recente trabalho é o lançamento de CD e DVD denominado “Alma Sertaneja”, tendo muita moda e viola, com convidados ilustres também.
Dos compositores Cezar e Edinho Matta, o sucesso “Viajante Solitário” foi lançado em 1996 e fala do dia a dia do estradeiro, da sua vida ao volante, da saudade de seu amor, da alegria na chegada. Seu clipe é bem interessante e mostra vários caminhões nas estradas, tanto de dia quanto de noite horário que atualmente nem todo caminhão pode trafegar.
Voando Sem Asas, de Zezé Di Camargo e Luciano
O que falar dessa maravilhosa dupla, que todos conhecem muito bem. Zezé Di Camargo & Luciano trazem muita emoção nesse clipe fantástico, com imagens deslumbrantes de vários locais e estradas desse nosso gigantesco Brasil.
Essa música “Voando Sem Asas”, lançada em 1992, de autoria da dupla, fala de paixão, de romantismo, “como uma fera na estrada e um anjo no coração”, “voando sem asas”, Zezé e Luciano arrasam e contam sobre o cotidiano e a saudade que os caminhoneiros sentem de sua casa.
Caminhoneiro do Amor, com Sula Miranda
A rainha dos caminhoneiros Sula Miranda ao completar 30 anos de carreira relançou esse grande sucesso em 1986 com uma nova versão. Seu público gostou muito e até hoje muitas pessoas cantam.
No clipe, entre fantásticos caminhões e ainda tocando violão em sua casa, ela vai alegrando a vida de muitos caminhoneiros. Atualmente, Sula brilha com o programa “Sula na Estrada”, entrevistando celebridades, dando dicas de alimentação, saúde e muito mais.
Sula é irmã da cantora Gretchen e de Yara, filhas de Maria Jose e Mario. Sula nasceu no bairro Ipiranga em São Paulo e a música sempre esteve presente em sua vida.
A música “Caminhoneiro do Amor”, do compositor Joel Marques, faz parte de seu primeiro disco e estourou nas rádios da época, ficando durante dois meses seguidos como a mais tocada, rendendo a ela o primeiro disco de ouro e o título de rainha dos caminhoneiros.
Caminhoneiro, com Roberto Carlos
Nosso querido Rei Roberto Carlos no ano de 1984 lançou essa música que se tornou um estrondoso sucesso em pouquíssimo tempo. Sempre com lindos arranjos e uma sonorização fantástica, o Rei surpreendeu a todos dizendo na época que uma das coisas que ele mais queria ser na vida era ser caminhoneiro e chegou a dar “palhinhas” ao volante.
A música “Caminhoneiro”, de composição de Erasmo Carlos, John Hartford e Roberto Carlos, retrata perfeitamente o sentimento do caminhoneiro, “coração tá disparado, mais eu ando com cuidado, não arrisco na banguela”, “Já pintei no pára-choque um coração e o nome dela”.
Aos 81 anos, Roberto se revela como sendo o maior representante da música popular brasileira. Um verdadeiro fenômeno, um furacão musical e ao mesmo tempo, sempre muito gentil com seu público, muito amoroso. Roberto transborda, ele é demais!
Saudade Pesada, de Rick & Renner
A famosa dupla Rick & Renner que retornou em 2019 após ter ficado quase três anos e meio separados, lançou essa linda música em 1997. Juntos eles gravaram mais de 376 músicas.
A música sertaneja fala de paixão, da solidão que o caminhoneiro sente, “Viajo de madrugada dando carona pra solidão”, “o vento me abraça o corpo como se fosse o abraço dela”,
“ouço o choro da turbina anunciando o fim da banguela”, reflete bem o sentimento do caminhoneiro quando está na estrada.
Sonho de Um Caminhoneiro, com Milionário e José Rico
A música “Sonho de Um Caminhoneiro”, dos compositores Evanil Silva e Miriam Conceição Baraboskin, lançada em 1981 por milionário e José Rico, mais um de seus sucessos, fala do caminhoneiro que pagava prestação e finalmente consegue comprar seu caminhão, deixando de ser empregado para ser patrão, porém marcado por uma tragédia, um acidente na estrada que tira a vida do caminhoneiro e ele não chega a ver seu filho, pedindo em último suspiro para seu amigo, ver seu primeiro filho, em seu lugar.
O cantor José Rico da dupla faleceu aos 68 anos de idade, porém até hoje suas músicas são cantadas, deixando um legado sertanejo antigo para muitos caminhoneiros.
Minha Paixão é a Estrada, de Fernando & Sorocaba
Hááá, essa dupla maravilhosa, que influenciou toda uma geração que chamava o ritmo de suas músicas de “Sertanejo Universitário”, com arranjos vibrantes e contemporâneos. A música de composição de Sorocaba, fala muito de paixão, saudade e da vida nas estradas, “Minha paixão é a estrada, meu caminhão, minha pousada”, dá para ter uma ideia.
A dupla lançou esse sucesso no ano de 2008 e marcou uma nova era na música sertaneja. A maioria das canções é de composição de Sorocaba, que tem esse nome artístico por ter vivido em Sorocaba – São Paulo. Essa dupla arrasa e faz muitos sucessos em todos os eventos.
Os dois possuem o mesmo primeiro nome, ou seja, “Fernando” é Fernando Zorzanello Bonifácio e “Sorocaba” é Fernando Fakri de Assis. Eles se conheceram no Paraná e dali passaram a serem conhecidos e reconhecidos por seus talentos em todo o Brasil.
Caminhoneiro é Bicho Louco, de Chitãozinho & Xororó
Mais uma dupla sertaneja maravilhosa que continuam fazendo sempre muito sucesso com suas belas canções, Chitãozinho e Xororó, dispensam apresentações.
A letra dessa música é bem atual e fala exatamente o que acontece com os caminhoneiros de nosso país, “trabalhando muito e ganhando pouco”, diz a letra, falando também de buracos nas estradas, que pegam desvios para tentar fugir do pedágio etc.
Sempre muitos verdadeiros em suas letras cantadas, eles retratam o dia a dia dos caminhoneiros nas estradas, de composição de João Marcio e Rick.
Caminhoneiro, com Chitãozinho & Xororó
Em 1994 a dupla sertaneja mais conhecida do Brasil, regravou esse grande sucesso que faz parte de seu álbum “Coração do Brasil”, que além da belíssima voz do nosso querido rei Roberto Carlos, também, ficou sensacional nas vozes de Chitãozinho e Xororó.
Destino de Carreteiro, de Sérgio Reis
Nosso querido cantor Sérgio Reis com seu vozeirão inconfundível, raiz e suave ao mesmo tempo, trouxe em 1988 esse grande sucesso que fez parte de seu álbum denominado “Sérgio Reis” e que também conta a vida dos caminhoneiros nas estradas.
Um lindo trecho que diz “Vou fazendo a minha história nos versos desse modão, no repique da viola, ai ai… no meu coração” retrata o saudosismo de uma época de ouro para os caminhoneiros.
Caminhão é Assim Mesmo, de João Mineiro & Marciano
A lendária dupla sertaneja, João Mineiro e Marciano, lançou em 1986 em seu álbum “Os Inimitáveis” a música “Caminhão é Assim Mesmo” que conta muito das estradas, da sua paixão e da vida pelo caminhão.
A letra retrata o sentimento que o caminhoneiro sente na estrada, “Meu amor é dividido, porque eu morro por ela e vivo pelo caminhão”, “Dois amores diferentes, mas com eles me completo, eu não vivo em abandono”, “Caminhão é assim mesmo, vai saindo pela estrada, vai entrando pelas veias”.
Essa música, dos compositores Darci e José Marciano, foi regravada por outras duplas de sucesso como Gian e Giovani e até hoje toca nos corações de muitas pessoas e principalmente de nossos irmãos caminhoneiros.
Agradecimentos aos nossos insuperáveis cantores brasileiros
Hôôô coisa boa! Sintam-se embalados por esses fantásticos cantores de nossa música popular brasileira. Difícil falar quem mais se destaca ou qual o melhor, pois todos são sensacionais, marcaram sua época e nos agraciaram com seus talentos, suas vozes, suas composições, suas músicas.
Caminhoneiros aposentados a bastante tempo vão adorar essa lista que conta com diversos clássico de algumas anos atrás, saiba também como requerer a sua aposentadoria como caminhoneiro.
Verdadeiros gênios da música que por tão perpétuos e generosos que são, deixam um presente eterno para todos nós com suas músicas que alegram e ainda continuam entretendo o dia a dia de muitas pessoas, seja em suas casas ou na boleia de um caminhão! Agradecimentos a todos os nossos maravilhosos cantores brasileiros!
Agora com essa lista, aproveite para ouvir quando estiver em algum ponto de apoio descanso e realizando o seu cumprimento da lei e tire suas folgas regulamente em conformidade com a lei.
Redação – Brasil do Trecho