Conheça o caminhão com a maior potência do mundo produzido em série no segmento rodoviário

Foi só a Scania comunicar que o caminhão que é o mais querido da Europa será fabricado no Brasil, que causou um verdadeiro alvoroço nas redes sociais pelos fãs e admiradores da marca.

Motor Scania V8 DC 16,4 litros

Trata-se do Scania motor V8 770S e será produzido no Brasil também.

Scania 770S movimenta a internet

Foi só a Scania comunicar que o caminhão que é o mais querido da Europa será fabricado no Brasil, que causou um verdadeiro alvoroço nas redes sociais pelos fãs e admiradores da marca.

Ele foi lançado no continente europeu em 2020 pela Scania em que apresentou sua nova linha de motores de 16 litros, com 8 cc em V, tendo uma potência de 770 cavalos e torque de 3.700 Nm. Essa nova linha da Scania, composta dos modelos R 770 e 770 S é a mais potente do mundo, no seguimento rodoviário, cuja produção é em série.

Vale lembrar que temos o maior caminhão do mundo que possui dois motores combinado, entregando uma potência de mais de 2 mil cavalos, o seu pneu possui uma altura de 40 metros.

Há tempos que os caminhoneiros de nosso país sonham com esse momento da vinda dos motores V8 da Scania para o mercado nacional e agora resta saber se essa família de veículos trará de volta a hegemonia da marca no mercado brasileiro.

Scania passa a oferecer o caminhão com a maior potência do mundo no mercado brasileiro

Além de se destacarem pela alta potência de seu motor V8 de 770 cv, ele ainda será 8% mais econômico no consumo do diesel que os modelos Euro 5, trazendo mais rentabilidade para o transportador e o mais incrível é que ele possui a mesma potência do Lamborghini Aventador SVJ Roadster. 

Será que o modelo V8 770S da Scania, desbancará a hegemonia de vendas da Volvo no Brasil? Ao final desta matéria comentamos sobre esse assunto e sobre a quantidade de unidades vendidas no ano anterior em que deu a Volvo, a liderança isolada na categoria dos pesados. 

Essa família V8 terá também outras versões de motorização, confira a Ficha Técnica no quadro abaixo.

Fig.1 – Fonte: Canal Transporte Mundial  – Ficha Técnica família Scania DC16

O caminhão custará em torno de R$ 1 milhão de reais

A Scania apresentou ao mundo, sua linha de caminhões Euro 6 para o ano de 2023. Além do retorno dos caminhões Super, a montadora traz, agora, para o mercado brasileiro a tão esperada linha de motores V8. São duas opções de 16 litros com as potências de 660 cv e 770 cv.

Os boatos é que ele custará mais de R$ 1 milhão de reais, pois em 2020 ele custava em torno de R$ 800 mil reais e como o dólar aumentou bastante ele deve ultrapassar essa marca.

Caminhões brutais puxam cargas gigantescas em todo o mundo

Praticamente tudo o que temos em nossas casas ou trabalho chegou através de caminhão. No Brasil a extensão territorial é um enorme desafio para a vida dos caminhoneiros de nosso país, uma malha rodoviária gigante que leva e traz todo tipo de carga.

No mundo inteiro existem situações em que o transporte rodoviário está presente, tendo situações desafiadoras. Existem diversos lugares com acessos complicados e estradas perigosas e mais ainda quando as cargas são gigantescas e tem estranhos tamanhos e dimensões.

Entram então motoristas habilidosos que dirigem seus caminhões com muita potência e o trabalho pesado é realizado como se fosse a coisa mais simples e fácil do mundo.

Muitas vezes nem sabemos que está sendo transportado por esses caminhões, porém, pode ter certeza que eles têm muita importância. Recentemente no município do Rio de Janeiro um avião foi desmontado e transportado em partes do aeroporto do Galeão, para o interior do Rio de Janeiro, onde lá será uma grande atração turística, que alavancará a economia local. Olha o quanto um transporte rodoviário pode ser importante para uma região, para um país!

Um caminhão que consegue puxar uma quantidade maior de carga, consequentemente ele vai conseguir ter um lucro maior por viagens, no entanto, é importante lembra que é necessário ter estradas com cindições e infraestrutura para comportar esses veículos.

Esses tipos de transportes especiais exigem bastante planejamento, autorizações juntos aos órgãos competentes e caminhões bem potentes também.

Qual é o principal objetivo de caminhão com muita potência

O principal objetivo de ter caminhões com muita potência está relacionado diretamente ao transporte de cargas rodoviárias especiais, como peças e maquinários para hidrelétricas, equipamentos para usinas eólicas, como também para a construção civil, dentre outros.

Scania 770S foi apresentado na Fenatram de 2022

Na Fenatram 2022, que ocorreu de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, a Scania mostrou seu caminhão V8 770S que já foi vendido para um transportador e também seus modelos com motores Euro 6, sua gama Super, modelos movidos por GNV e sua linha off-road XT. Conforme Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, essa nova linha P8/Euro 6 e a gama Super, trazem até 8% de economia de combustível sobre esta atual família Euro 5, afirma.

Foram apresentados vários modelos como o V8 770S, que é a sensação do mercado brasileiro, além da sua linha fora de estrada, canavieira e mineração. Na área de fora da Feira, seria possível sentir toda a novidade, conectividade e segurança dos modelos, onde foram disponibilizados três caminhões para test drive, sendo um R 460 6×2 Super, um R 560 6×4 Super e um P 340 4×2, este movido a gás. 

Qual é o segundo caminhão com maior potência do mundo, fabricado em série para o mercado rodoviário

O segundo caminhão com maior potência do mundo fabricado em série para o seguimento rodoviário é o FH16 750 da Volvo, tendo seus 750 cavalos e 3.550 Nm de torque, a mesma cavalaria de um Shelby Super Snake 50TH.

Com eixo 8×4, esse caminhão foi projetado para transporte de cargas com peso mais elevado. Ele tem capacidade de tração de até 250 toneladas, câmbio inteligente I-Shift e freio motor Veb e retarder.

Scania VS Volvo no mercado de vendas de caminhão

Em 2021 a fabricante líder de vendas foi a Volvo com seu modelo FH 540. Para 2022 resta aguardarmos o desfecho do ano. O duro golpe da Pandemia do Covid 19 que afetou o mundo inteiro, atingiu diretamente a fabricante de caminhões e automóveis, face a indisponibilidade de peças e componentes eletrônicos para alimentar toda a cadeia produtiva.

Mesmo com todas essas dificuldades, a liderança da marca se manteve inalterada. De janeiro a dezembro de 2021 foram entregues 8.935 unidas do FH-540, mantendo a sua liderança dos últimos 13 anos.

A DAF que vem crescendo bastante no mercado de vendas de caminhões no Brasil, com seus caminhões com bastante qualidade em seu produto.

Para garantir a liderança a Volvo contratou 400 novos funcionários, aumentando sua produtividade. Na segunda posição está a Scania tendo 6.772 veículos vendidos no mesmo ano, do modelo R 450.

Como a maior parte das vendas comercializadas pela Volvo são de veículos pesados, a Scania pretende “morder” uma fatia maior deste seguimento, trazendo modelos com motorização V8 para o mercado nacional.

Resta aguardarmos como ficará essa disputa para o próximo ano e ainda, se diminuirá a distância de unidades fabricadas em 2022 da Volvo em relação a Scania.

Redação – Brasil do Trecho