Conheça o maior caminhão do mundo

O maior caminhão do mundo não é visto transportando cargas nas estradas, apesar de carregar grandes toneladas.

Foto: reprodução da internet

O maior caminhão do mundo não é visto transportando cargas nas estradas, apesar de carregar grandes toneladas. Ele não é um caminhão comum no mercado e a sua única semelhança com o primeiro caminhão do mundo é que ele não alcança muita velocidade, mas é um caminhão que impressiona.

A sua atividade geralmente é com mineração, ou seja, existe uma boa remuneração para que esses caminhões entre em operação.

Não é qualquer caminhoneiro que pode operar um caminhão desse, para exercer essa função o profissional deve exercer diversos treinamentos especioso para conseguir tirar esse bruto do local.

Conheça o maior caminhão do mundo Belaz 75710

O Belaz tem uma capacidade insana de transporte de carga. São 450 toneladas divididas entre seus 8 pneus, não é comum vê-lo pelas estradas por conta do seu imenso tamanho.

20,6 metros de comprimento, 8,16 de altura e 9,87 de largura, além de ser o maior caminhão do mundo, ele também tem o maior pneu do mundo. Outra coisa grande no Belaz 75710 é o preço que gira em torno de 38 milhões de reais, muito a cima do caminhão mais vendido do mundo. O caminhão é utilizado nos trabalhos de mineração em vários países.

Com esse preço todo um seguro para esse caminhão ou proteção veicular se tornaria praticamente inviável, considerando que todo a sua operação é em local controlado.

Quem é a fabricante?

O maior caminhão do mundo é um caminhão caçamba de fabricação da bielorussa Belaruski Autamabiliny zavod, fundada em 1948 e hoje é uma das maiores fabricantes do mundo no segmento de caminhões basculantes especiais e outros tipos de equipamentos de transporte pesados para as indústrias de mineração e construção.

As especificações do Belaz 75710 impressionam, a distância entre eixos é de 8.000 metros e seu peso é de 360 toneladas. Ele também conta com 2 motores a diesel de 16 cilindros com turbo e intercooler, e 16 litros.

Cada motor gera uma potência máxima de 2.300 cv, muito superior ao caminhão mais potente rodoviário do mundo. Como tudo é enorme no maior caminhão do mundo, o consumo não é nada baixo, são consumidos 425 litros de diesel por hora. Não é por acaso que ele possui 2 tanques com capacidade de 2.800 litros cada. Como ele não é um veículo para correr, sua velocidade máxima é de 64 km/h.

Existe esse caminhão no Brasil?

Não, no Brasil, por enquanto o maior caminhão é o hexatrem que possui 6 carretas engatadas, tem 52 metros de comprimento e capacidade de transporte em 200 toneladas.

O maior caminhão do Brasil foi projetado para operar no transporte de toras de eucalipto em terreno Off Road. O hexatrem já está em operação na empresa Suzano e a Volvo é a fabricante do maior caminho do Brasil.

Segundo o gerente de engenharia de vendas da (Volvo), Jeseniel Valério, o hexatrem levou dois anos para ser desenvolvido pelo departamento de caminhões vocacionais da empresa, que conta clientela em setores como o florestal, cana-de-açúcar, construção e mineração.

Dessa maneira, cada caminhão é projeto para um objetivo especifico de trabalho, no ato da compra isso tem que ser levado em consideração para que a compra do caminhão seja correta.

Quais são ou outros caminhões no ranking de maiores do mundo

Na lista de maiores caminhões do mundo, temos:

  • 2º Caterpillar 797F;
  • 3º Liebherr T 282C;
  • 4º Terex MT 6300AC;
  • 5º Liebherr T 282C/T284;
  • 6º Beaz 75601;
  • 7º Komatsu 960E – 1/960E – 1 / 960E – 1K
  • 8º Terx MT 550/ AC;
  • 9 Belaz 75600.

2º Caterpillar 797F

Com capacidade para transportar 383 toneladas, esse veículo impressionante da Caterpillar, possui 15 metros de comprimento e pneus de 40 metros de altura, cada um, com um preço do pneu muito elevado. Ele também conta com mais de 40 mil cv de potência, mas como todo caminhão gigante, velocidade não é o seu forte, são 68km/h.

3º Liebherr T 282C

Outro gigante do mercado, é o Liebherr T 282C fabricado pela Westech, também utilizado na mineração, ele tem 15,31 metros de comprimento, 7,84 de altura e carrega 363 toneladas.

4º Terex MT 6300AC

Por muito tempo ele foi considerado o maior caminhão do mundo por ter 20,35 metros de comprimento e 9,2 de altura. Fabricado pela General Motors em 1973, o Terex MT 6300AC já rodou muito pelas estradas do Canadá antes de se aposentar e virar atração turística.

5º Liebherr T 282C/T284

Esse tem dupla cidadania, é de fabricação alemã e estadunidense. O gigante tem um peso bruto total de 661 toneladas e impressiona sua velocidade máxima, sendo de 102 km/H.

O mercado de carga pesada se beneficia bastante com a sua capacidade de carregar 400 toneladas, para tanto ele conta com um motor Cummins de 4 mil cavalos.

6º Belaz 75601

Fabricado pela mesma fabricante do maior caminhão do mundo, o gigante Belaz 75601 tem capacidade de carga de 396 toneladas e mede 14,9 metros de comprimento. Assim como a maioria do segmento, altos km/h não é o forte dele.

7º Komatsu 960E – 1/960E – 1 / 960E – 1K

Um dos mais vendidos da categoria, o Komatsu é de fabricação japonesa e oferece 3.500 cv de potência com PTB de 650 toneladas. Seu motor é diesel turbo e é um dos mais fortes e confiáveis para o mercado de mineração e outros tipos de carga muito pesadas.

8º Teerx MT 550/ AC

O Terex MT 550AC é um gigante escocês de 3 mil cavalos de potência,14 metros de comprimento e 7 de altura. Além disso, o caminhão suporta 360 toneladas de carga e pesa pouco mais de 590 toneladas de PTB. Velocidade também não é a proposta desse gigante do segmento de extrapesados.

9º Belaz 75600

Esse é outro modelo da Bielorrússia Belaruski Autamabiliny zavod, considerado um dos maiores caminhões de despejo do mundo. São mais de 13 metros de comprimento e 352 toneladas de capacidade de carga.

Como pudemos ver, grandes km/h não é o forte desses gigantes, mas, em contrapartida, eles são monstros em capacidade de carga e conseguem atender com excelência o segmento para qual foram desenvolvidos.

Essas marcas são totalmente diferentes dos caminhões que costumamos ver nas estradas, como por exemplo da Scania, Mercedes-Benz, Volvo, Iveco, Volkswagen, MAN e DAF.

Redação – Brasil do Trecho