Conheça um pouco de uma das maiores do ramo dos pesados, a poderosa DAF caminhões

A empresa holandesa é uma das mais importantes do seguimento dos veículos pesados e detém atualmente as marcas Kenworth e Peterbilt.

Fábrica de caminhões DAF. Foto: Divulgação da internet

Empresa com quase um século de vida e com mais de uma década atuando no Brasil 

A empresa holandesa é uma das mais importantes do seguimento dos veículos pesados e detém atualmente as marcas Kenworth e Peterbilt.

Onde e quando surgiu a DAF?ac

A DAF é uma empresa que surgiu na cidade de Eindhoven, na Holanda, país europeu em 1928 celebrando quase um século de história sendo uma das maiores do ramo de caminhões no planeta, diferentemente do primeiro caminhão do mundo.

A empresa começou em um lugar simples e hoje tem fábricas gigantes por todo o mundo. O segredo do seu sucesso é a concentração da produção de caminhões desde o ano de 1949.

Tradição, qualidade e excelência

A empresa se sustenta no ramo de caminhões graças ao seu empenho durante todos esses anos por implementar tecnologias no transporte terrestre e inovando sem deixar de lado qualidade para seus clientes, dessa maneira, o seu caminhão trabalhará por mais tempo e vai entregar um lucro melhor.

Ela possui três tópicos dentro da sua composição: tradição, qualidade e excelência, entregando uma maior segurança aos caminhoneiro para evitar quaisquer acidente, para isso é muito importante que você tenha um seguro para o seu caminhão ou proteção veicular. Tradição por esta seguindo todos os princípios de quando foi fundada, mas sem deixar de lado a qualidade que detém em todas as fabricações e excelência por alinhar a comercialização com o tratamento com os colaboradores e a satisfação do cliente com o melhor para o mercado do pesado, até caminhões usados estão bem requisitados no mercado.

Marco na história

A empresa é detentora de vários recordes em todo esse quase um século de vida, mas um dos marcos que jamais será esquecido na DAF foi a criação do turbo com Intercooler que deixava os motores dos caminhões mais potentes e diminuía o consumo de combustível.

Essa tecnologia alinhou com o meio ambiente, pois também auxiliava a diminuição da emissão de poluentes no ar. A criação ocorreu em 1973, mas deixou a DAF evidenciada para todo o planeta.

Fundação, onde tudo começou

Tudo começou quando da cabeça de Van Doorne, inventor da época, saiu a ideia que fundou a fábrica Van Doorne’s AanhangwagenFabriek(DAF) com a ajuda de seu irmão Win Van Doorne’s e mais dois funcionários. A fábrica reiniciou sua operação com a construção de reboques que logo foi avançando para automóveis de passageiros e se consolidou como produtora de caminhões.

O trabalho que era simples usou a ideia dos inventores e hoje se tornou uma herança gigante para o mundo dos caminhões.

Turbo com Intercooler

Um dos maiores marcos da DAF caminhões e ônibus que  consolidou o nome da empresa no mercado foi a criação do turbo com Intercooler. Ele veio para auxiliar o motorista na demanda que ele mais precisava na época, a economia de combustível.

O motor desse tipo consiste em manter a mistura dentro dele na temperatura correta colocando mais ar para dentro dos cilindros, no final tudo isso irá se alinhar a benefícios com a potência, torque e durabilidade do motor, diferente do motor mais potente do mundo que possuem mais de 700 cavalos.

Segundo algumas pesquisas a eficiência do motor desse tipo aumenta para 24,4% de torque e 32,1% na potência do equipamento.

Cabine Super Space

A cabine super space foi criada com um único objetivo de desenvolver o melhor conforto para o caminhoneiro como ar-condicionado. Sua criação se deu em 1994 com a criação de uma cabine com dimensões maiores e trazendo um ambiente aconchegante para o motorista. A partir de então as novas linhas desenvolvidas como a XF e a CF foram equipadas com a cabine super space.

Pioneira no setor

A empresa foi pioneira na fabricação dos primeiros caminhões com motores, servindo demandas dos clientes como maior potência e economia do combustível.

A DAF integra a paccar que atualmente é a quarta maior montadora de caminhões do planeta e detém por unanimidade o mercado de cavalos mecânicos pesados no continente europeu aos seus pés.

Os motores projetados pela paccar oferecem o que há de mais moderno atualmente com tecnologia avançada fazendo com que o serviço seja personalizado atingindo potência e durabilidade assim como grandes montadoras como Scania, Daf, Iveco, Volkswagen, Mercedes-Benz e MAN.

Toda essa majestade também veio de outros fatos do passado, como a primeira empresa a lançar um veículo com câmbio CVT. Esse marco aconteceu nos anos 50 deixando os veículos de passeio mais ágeis e potentes.

DAF caminhões Brasil

Atuando no Brasil desde 2011 a empresa que já possui 11 anos no país conquistou bastante terreno com a comercialização de seus veículos em território nacional.

Os principais veículos que caíram no gosto popular são os caminhões extrapesados XF 105 e o pesado CF85 consolidando a marca DAF entre os brasileiros.

Sua unidade de produção está situada em Ponta Grossa, no Paraná e a 7 anos produz também o motor paccar MX que faz parte da composição dos dois veículos comercializados no Brasil.

Modelos CF e XF

Após várias montadoras se adequarem ao Euro 6 que é um conjunto de normas que regulamentam a emissão de poluentes por motores a diesel, a paccar não ficou de fora e ainda lançou duas linhas que englobam esse novo modelo de regulamentação CF e XF.

As novas linhas tiveram um consumo 7% menor do que anteriormente juntamente com aumento de torque e potência como os motores MX 11 e MX 13 com a menor rotação por minutos sendo 900.

Edição comemorativa de 90 anos

A Europa foi a responsável por ser palco da comercialização dos caminhões que homenagearam a DAF em seus 90 anos de existência.

No total foram lançados 250 caminhões com edição limitada do modelo XF 105 atendendo a Europa, o Reino Unido e a Irlanda.

Em comemoração eles vinham com exclusividade em alguns componentes e pacotes de opções premium além de uma versão artesanal do logo e também nas cores, sendo um caminhão único para a comemoração dos 90 anos da DAF.

Quem fabrica os caminhões DAF?

Sendo subsidiária do grupo americano paccar, a DAF tem seus caminhões fabricados por ela que já está há mais de 100 anos no mercado produzindo veículos automotores.

A DAF é responsável por fazer alguns motores da paccar, empresa que é referência mundial em tecnologia e na fabricação de caminhões leves, médios, pesados e superpesados.

Redação – Brasil do Trecho