História do caminhão Man

Conheça detalhes da montadora alemã que apesar de recente no Brasil, tem uma trajetória de sucesso e muita história para contar.

Caminhão antigoda Man caminhões. Foto: Divulgação Man

Conheça detalhes da montadora alemã que apesar de recente no Brasil, tem uma trajetória de sucesso e muita história para contar.

MAN 250 anos de história da fabricante alemã

Como toda empresa de sucesso, a MAN, não nasceu de um dia para o outro. Personagens e períodos importantes da história contribuíram para todo esse poderio econômico que é a montadora hoje.

Hoje, A MAN é uma das 30 maiores empresas da Alemanha e um dos principais grupos empresariais da Europa, além de estar presente nos seis continentes.

A origem da MAN se deu na idade média com a fusão empresarial com empresas de ferragens e siderúrgicas, dando origem às siglas MAN.

O ano de 1924 foi um marco para a montadora alemã, pois nesse ano ela lançou seu primeiro caminhão com motor diesel de injeção direta e no mesmo ano, na época o consumo de diesel não era calculo como hoje ela fabricou o primeiro ônibus de piso baixo, com estruturas mais leves. Não é por acaso que a Marca MAN é pioneira na produção de ônibus e caminhões no Brasil e em mais de 100 países.

Traton Group: como serão os futuros caminhões Scania e VW no Brasil?

A Traton, divisão dos veículos comerciais da Volkswagen, informou que até 2028 deverá compartilhar plataforma e componentes entre as marcas dos caminhões da empresa que hoje reúne: Volkswagen Caminhões, Scania, MAN, Navistar e Rio.

O intuito é criar um sistema mais estruturado e integrado, que poderá ser utilizado em todos os caminhões e ônibus produzidos por essas montadoras, de modo a reduzir custos e aumentar a produtividade.

Serão desenvolvidos novos produtos através de uma plataforma de compartilhamento chamada CBE – Base Comum. Essa é uma estrutura modular de motor diesel que estará presente em todas as marcas de pesados do grupo.

Entrada da MAN no Brasil

Em dezembro de 2008 a MAN se uniu a Volkswagen Caminhões e Ônibus e dessa parceria surgiu a Man Latina América com sede em São Paulo. A MAN Latina América é a maior fabricante no segmento dos países sul americanos, com capacidade para produzir 80 mil unidades por ano.

Tudo começou quando a Volkswagen comprou 100% das ações da Chrysler Motors do Brasil em 1980. No ano seguinte foi lançado o primeiro caminhão a álcool do grupo. Em 1982 chega ao mercado o primeiro caminhão do grupo com capacidade para seis toneladas.

Atuação da MAN com caminhões

A MAN tem forte atuação no segmento de caminhões tanto aqui no Brasil como no exterior. Para se ter ideia, no ano de 2017 a montadora alcançou a vice-liderança do segmento de caminhões no mercado nacional, segundo dados divulgados pela Fenabrave.

Hoje a MAN Latin América conta com mais de 40 modelos de caminhões comercializados em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. No Brasil a Man disponibiliza os pesados MAN TGX e TGS, além dos modelos leves e semileves que estampam a marca Volkswagen como a família delivery.

Atuação da MAN com ônibus

No portfólio de ônibus MAN é possível encontrar modelos urbanos, rural, escolar e rodoviário. Alguns dos chassis urbanos comercializados no Brasil são:

  • 15.190 OD/ODS com motor MAN/DO834 190;
  • 17.230 OD /ODS motor MAN/DO834 230;
  • 17.260 OD / ODS motor MAN/D0836 260;
  • 17.280 OT motor MAN/D0836 280.

Sucesso de vendas em caminhões pesados do Brasil

Em 2020 o grupo VW MAN teve um crescimento de 40% nas vendas de caminhões. Foram mais de 30 mil caminhões vendidos, quatro modelos da marca ocuparam o ranking dos caminhões mais vendidos. Os Delivery Express com mais de 90 mil unidades vendidas e o Costellation com 24.280 unidades emplacadas.

A montadora também liderou no segmento de extrapesados, a linha MAN TGX apresentou um crescimento de 33% nas vendas desses modelos. No ano seguinte, a Volkswagen disputou a liderança com a Mercedes-Benz, e levou a melhor com 37.460 modelos emplacados.

Um ano após o lançamento, o Meteor vendeu mais de 30 mil unidades. E assim, o grupo VW Man vai conquistar o mercado brasileiro com sucesso de vendas de caminhões no Brasil.

Destaque da MAN na Fenatran de 2022

Na Fenatran deste ano, a VW ganhou destaque com o maior estande da feira, além de apresentar 16 modelos das linhas VW Delivery, Constellation e Meteor.

Outro destaque foi a apresentação da nova versão topo de linha do Meteor Optimus avaliada em 1 milhão de reais. Toda a linha com motores Euro 6 esteve presente na feira

Os visitantes que passaram pelo estande da Volkswagen puderam experimentar um simulador de corrida de caminhão com direito de dirigir o maior VW do mundo. Foi possível conduzir até o VW e-delivery elétrico em um simulador com uma gigante tela de LED, a sensação era de estar dirigindo o veículo na rua.

Outras empresas também se tornaram presença forte na Fenantran, como Scania, DAF, Iveco, Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen entre outras.

Traton: quais os benefícios podem trazer para o mercado de caminhões?

Subsidiária do grupo Volkswagen é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, a Traton, tem muito a contribuir com o mercado de caminhões. Além de possuir as marcas MAN, Scania e Navistar, ela possui serviços digitais com a marca Rio, esses caminhões usados tem grande valor no mercado de revenda e é fácil para encontrar peças.

Somente em 2022, o grupo vendeu mais de 190 mil veículos médios, pesados e leves. Com a nova fusão, os engenheiros da MAN e da Scania desenvolveram em conjunto os principais componentes do trem de força dos caminhões Scania e MAN. A parceria deve trazer inovação para o mercado de caminhões do Brasil e do mundo.

Redação – Brasil do Trecho