O que é caminhão um pipa?

As funções do caminhão pipa são várias.  O caminhão pipa pode ser utilizado na limpeza de ruas e praças, para abastecer residências, indústrias, navios, terraplanagem e piscinas.

Caminhão pipa em funcionamento. Foto: Reprodução da internet

Nesse artigo você irá descobrir o que é um caminhão pipa, quais as principais funções desse modelo de veículo, como solicitar um e mais.

O que é, e para que serve um caminhão pipa?

O caminhão pipa é um tipo de caminhão adaptado com um tanque utilizado para o transporte de água, são um pouco semelhante ao caminhão caçamba.

As funções do caminhão pipa são várias.  O caminhão pipa pode ser utilizado na limpeza de ruas e praças, para abastecer residências, indústrias, navios, terraplanagem e piscinas.

É muito comum em regiões com escassez de água potável, como no Haiti, por exemplo, os caminhões pipas serem utilizados por ONGs para levar água potável para a população mais carente. É comum ver imagens de pessoas com baldes e galões esperando em filas, a sua vez de encher o recipiente com água.

Esse segmento é um dos que podem trazer bastante lucro com o seu caminhão, porém, é de extrema importância analisar diversos fatores antes de entrar nesse ramo.

Descubra as principais funções do caminhão pipa

Além do transporte de água, o caminhão pipa permite irrigar jardins, bombear água, fornecer água potável, lavar pavimentos, molhar estradas de terra para baixar a poeira e o transporte de material pulverulento e líquidos corrosivos.

Onde solicitar a locação de um caminhão pipa?

 O caminhão pipa só pode ser contratado por pessoas físicas, órgãos governamentais, indústrias e estabelecimentos comerciais.

Mas antes de contratar o caminhão, analise se ele irá atender suas demandas. Outra dica é sobre a reputação da empresa. Verifique se a mesma possui os padrões de qualidade.

Caminhões podem ser agregados por transportadoras para ser efetuar esse tipo de serviço.

Consulte na internet ou peça indicações de pessoas conhecidas, a fim de conseguir o melhor preço. Peça o orçamento e certifique-se se a empresa tem autorização da vigilância sanitária e o alvará de funcionamento para o transporte de água.

Principais utilizações do caminhão pipa

Dentre as principais utilizações do caminhão pipa está:

Controlar a poeira

Em locais onde não há calçamento de ruas, é comum em períodos de seca a poeira prejudicar quem passa pelo local. Se for próximo a escolas, hospitais e outros tipos de estabelecimentos, o caminhão pipa resolve o problema. Além de abaixar a poeira, a água irá melhorar a umidade do ar.

Utilização de água em eventos:

Aquelas cenas de filme com chuva forte, pode ter um caminhão pipa por trás dos bastidores. Em shows, o caminhão pipa também pode ser contratado para jogar água no povo, refrescando a multidão.

Terraplanagem:

A água é muito utilizada nas fundações para erguer estruturas, bem como na criação de rodovias, ferrovias, etc.

Portanto, dependem do caminhão pipa para fazer o transporte de água até o local de construção.

Abastecer piscinas:

É comum ver caminhões pipa em prédios residenciais, clubes e casas. De tempo em tempo a água da piscina precisa ser trocada e nesse caso quem abastece ela com água nova é o caminhão pipa.

Como utilizar o caminhão pipa corretamente?

Os caminhões pipa que fazem o transporte de água potável, seja para consumo humano ou animal, devem ser construídos com material não tóxico e anticorrosivo. O reservatório deve ser feito em aço carbono para não alterar a qualidade da água.

Já o caminhão pipa que realiza o transporte de água contaminada por produtos químicos, líquidos tóxicos e corrosivos, precisa ser fabricado em aço carbono, que possui proteção interna anti corrosiva compatível com a composição química e tratamento na chaparia.

Qual é a utilidade do caminhão pipa para mineração e obras?

Na obra o caminhão pipa é muito útil para abastecer a obra no início dos trabalhos, pois não há água encanada ainda. Além de encher os tambores, ele pode ser usado na lavagem de peças que serão concretadas, molhando lajes e tabuleiros.

Já na mineração a água é utilizada em vários processos, desde a lavagem de equipamentos, lavagem de minérios, preparação de reagentes, etc.

Modelos de caminhão pipa e suas aplicações

O caminhão pipa para tratamento de solo funciona com aspersores duplos de jatos de água direcionados a terrenos ou encostas. Um caminhão de água tem capacidade entre 5 a 20 mil litros, são utilizados.

Podem ser utilizados em caminhão toco ou até mesmo em truck para o transporte e abastecimento de água.

Não pode faltar o guarda-corpo, irrigador inferior e barra irrigadora em um caminhão pipa. Esses itens são aplicados na lavação de pisos e irrigação de gramados e jardins.

Ferramentas como escorvado, carretel de mangotinho e barra irrigadora equipam o caminhão pipa nas aplicações de combate a queimadas e tarefas agrícolas.

Combate a incêndios

O caminhão pipa para combater incêndios é equipado com carretel de mangotinho, barra irrigadora, caixa – bomba e escorvador.

Irrigação

Além do transporte de água, o caminhão é equipado com caixa bom, suportes lateral, carretel, guarda-corpo, escorvado e canhão monitor. É utilizado no setor florestal e citrícola.

Lavação

Aparelhado com barra irrigadora, irrigador inferior, caixa – bomba e guarda – corpo, ele é aplicado em operações de lavagem de pisos e pistas, irrigação de gramados e jardins.

Multitarefa

Equipado com guarda -corpo, caixa – bomba, carretel, mangotinho, aspersor único e escorvador. O caminhão pipa, nesse caso, é utilizado na lavagem geral de pisos e abastecimento.

Dar para ganhar dinheiro com caminhão pipa?

Os valores praticados no mercado variam de região para região, mas a média cobrada pelas empresas que trabalham com o fornecimento de água potável é de R$ 350,00 por 5 mil litros a R$ 550,00 por 10 mil litros, portanto, um caminhão pode dar bastante lucro sabendo administrar, caso contrário o prejuízo pode ser enorme.

Fique atento ao consumo de combustível do seu caminhão, ele também pode interferir diretamente no seu resultado final, policie a maneira de condução do seu caminhão.

No entanto, prestar um serviço de qualidade com o caminhão pipa requer muito trabalho e investimento. Fatores como qualidade da água fornecida, qualidade dos veículos utilizados, valor do caminhão pipa e agilidade na entrega, fazem toda a diferença na hora da contratação do serviço.

Para comprar caminhão usado é necessários olhar alguns itens básicos para que você faça uma compra certa de um caminhão e não jogue o seu dinheiro no lixo.

Redação – Brasil do Trecho