Caminhão

Como surgiram os caminhões IVECO?

A montadora surgiu da união de cinco fabricantes europeias, sendo, a FIAT, uma delas.

História da IVECO

Em 1º de janeiro de 1975, é formada a Industrial Vehicles Corporation (Corporação de Veículos Industriais), mais conhecida como IVECO. Ela era composta pelas empresas do grupo FIAT + a Magirus-Deutz.

Foi a partir de 1980 que a marca IVECO passou a ser promovida com o intuito de se transformar na única fabricante de caminhões do grupo.

A fabricante já possuía diversas filiais no mundo e voltou sua atenção para o Brasil, pois só tinha uma filial na América Latina, na Argentina.

Assista o vídeo:

Chegada ao Brasil

A IVECO chegou ao Brasil nos inícios dos anos 80 visando tentar salvar a FIAT Diesel do Brasil, mas não obteve êxito.

No entanto, no final dos anos 90 ele retorna ao país e dessa vez alcança o sucesso ao se tornar uma das grandes montadoras de veículos comerciais do Brasil.

Em 1997, a fabricante de caminhões começou a operar em território brasileiro. A princípio ela importava os veículos, até que sua fábrica em Sete Lagoas, em Minas, ficou pronta.

Primeiros caminhões IVECO fabricados no Brasil

A fábrica de Sete Lagoas foi inaugurada em 2000, passando a produzir os caminhões da linha Daily. Em 2004, a IVECO lançou o pesado Euro Cargo de 6 cilindros e 206 cv de potência.

Nova geração do Daily

A nova geração da linha Daily foi lançada em 2007. Os novos modelos passaram a ter um motor de 4 cilindros e 136 cv de potência, seguindo as tendências do mesmo modelo vendido na Europa. A última atualização da linha foi em 2020.

Segmento de pesados

No segmento de pesados, a IVECO lançou modelos como:

  • Tector – com opção de motorização de 6 cilindros com 250 cv;
  • HI – Way – opções de motores com 440cv de 6 cilindros;
  • Hi -Road – Motorização de 440cv e 6 cilindros.

Veículos militares para o exército brasileiro

A IVECO fabricou dois veículos militares para o exército brasileiro, sendo um tanque e uma viatura blindada.

O tanque VBTP – MR Guarani foi o primeiro tanque blindado fornecido ao exército brasileiro. Ele dispõe de um motor de 8,9 litros, 6 cilindros e 383 cv. Já a viatura blindada LMV – BR é equipada com motor 3.0 diesel de 4 cilindros e 182 cv.

A IVECO não para de crescer no mercado nacional. Em 2021 ela teve um crescimento em vendas de 70% a mais do que no ano anterior e anunciou investimento de R$ 1 Bilhão na fábrica brasileira.

Qual é sua impressão sobre os caminhões da IVECO? Comente abaixo

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto