Conheça a carreta solar que ajuda na subida

O semirreboque frigorífico do caminhão foi desenvolvido pela empresa RANDON. A carroceria do veículo é coberta por placas solares que também conta com uma tecnologia no eixo auxiliar

Implemento com tecnologia solar. Foto: Reprodução da internet

Carreta foi apresentada na FENATRAN 2022

Conteúdos da FENATRAN

A FENATRAN teve início em 7 de novembro e encerrou no dia 11, deixando saudades para os amantes de caminhão. Foram realizadas 40 horas de programação com muito conteúdo sobre produtos, tecnologia e serviços.

Quem esteve lá  pôde pilotar gratuitamente os novos caminhões prometidos ao mercado. A FENTARAN Experience possibilita ao visitante conhecer e experimentar caminhões das montadoras Mercedes, Scania, Iveco, Ford, JAC e VWCO Foram mais de 17 modelos de veículos diferentes.

Para dirigir os caminhões o visitante deveria ser habilitado na categoria exigida por veículo e a velocidade máxima dentro do circuito era de 30km/h. Todo ano a FENATRAN traz novidades, e na edição de 2022 não foi diferente. Uma dessas novidades foi o caminhão movido por placas solares

A carreta solar

O semirreboque frigorífico do caminhão foi desenvolvido pela empresa RANDON. A carroceria do veículo é coberta por placas solares que também conta com uma tecnologia no eixo auxiliar de tração que auxilia na tração do caminhão.

Enquanto o semirreboque desce uma serra, o eixo auxiliar armazenando a energia do freio em baterias que devolve em capacidade de tração ao próprio eixo.  O sistema pode trazer uma economia de até 25% de economia de combustível.

Ajuda na subida

Na subida o caminhoneiro que conduzir este caminhão inovado, terá a sensação de subir a serra com duas marchas a mais, pois o sistema exige menos esforço da tração do caminhão. São 180 cavalos a vapor, a mais no eixo auxiliar e tudo isso com redução de mais de 60 toneladas de emissão de CO₂ na atmosfera.

O caminhão também dispõe de um painel para que o motorista possa acompanhar as informações de desempenho, economia e outras coisas mais sobre o veículo.

Assista o vídeo:

YouTube video

Os painéis solares

Enquanto o eixo pode ser instalado em qualquer tipo de caminhão, o painel solar é específico para o semi reboque refrigerado, com o frigorífico, por exemplo. O painel capta a luz solar e transforma ela em energia armazenada em baterias que podem ser utilizadas para a refrigeração da carga à noite sem que o aparelho de refrigeração fique ligado. Isso permite que o caminhão frigorífico economize 1800L de diesel por ano.

É meus amigos, o futuro já começou no segmento dos pesados, toda essa inovação tecnológica vai impactar diretamente a dirigibilidade dos motoristas profissionais; por isso, é preciso estar a par de todas as novidades do mercado.

Redação – Brasil do Trecho