Caminhão

Descubra quais foram os primeiros caminhões com intercooler no Brasil

Modelos de grandes montadoras como a Scania, Volvo e Mercedes receberam o intercooler.

O que é o intercooler?

É uma peça fundamental do caminhão. O intercooler esfria o ar aquecido que sai do compressor, antes de entrar no motor com o intuito de tornar o ar mais denso para ser admitido mais combustível no cilindro, gerando mais torque e potência.

Primeiro caminhão com intercooler do Brasil

O primeiro caminhão com intercooler do Brasil foi o Scania T 112H, em 1983, como opcional. Dois anos depois, a Scania também equipou o R112 com o refrigerador de ar, colocando como de série em 1986 na edição especial faixa preta do 112H. Só em 1987 que realmente passou a vir de série na versão HS.

Mercedes LS 19204A

Equipado com o motor Cummins capaz de gerar 350 cavalos de potência, o intercooler foi disponibilizado neste caminhão da Mercedes que era considerado um dos caminhões mais fortes da época. Mas como era um modelo de teste, apenas 2 unidades foram produzidas.

Outro modelo que recebeu o intercooler foi o LS1932 que tinha capacidade de gerar 326 cavalos de potência.

Volvo N10XH e N12XH

A Volvo foi a terceira montadora a começar a usar o intercooler em seus caminhões. O N10, que tinha capacidade de gerar 310 cavalos, foi um dos primeiros a receber o equipamento.

O N12 também recebeu o refrigerador de ar, ela tinha uma potência de 375 cv, sendo o motor de 12 litros mais potente do Brasil.

Com o passar dos anos, o intercooler foi se popularizando, e hoje, ele equipa todos os modelos de caminhões no Brasil.

Assista o vídeo:

Qual desses caminhões eram da sua época? 

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto