Caminhão

Duas carretas pegam fogo após superaquecimento nas rodas traseiras

Em ambos os casos os caminhoneiros conseguiram escapar sem ferimentos.

BR -251

Uma carreta carregada com cenouras pegou fogo na BR -251, em Montes Claros. O incidente foi na sexta-feira (16), e a pista ficou interditada por 4h.

De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, o caminhão seguia sentido a cidade de Salina, quando pegou fogo. O motorista conseguiu salvar o cavalo, mas a carga e o semirreboque foram totalmente destruídos pelas chamas.

Acredita-se que as chamas podem ter se iniciado após problema nos freios. O Corpo de Bombeiro informou que o caminhoneiro conseguiu sair sem ferimentos.

Assista o vídeo:

Outro caso parecido

Caso semelhante aconteceu com outro caminhoneiro em uma rodovia não identificada. O profissional também conseguiu salvar sua vida e o cavalo mecânico.

Ele conta que as rodas do caminhão travaram após descer uma serra, em seguida começaram as chamas. A carga e o semirreboque também ficaram totalmente destruídos nessa situação.

Os dois episódios acenderam um alerta sobre o que teria levado ao superaquecimento dos freios e causado o incêndio. Pensando nisso, trouxemos algumas orientações dos cuidados que se deve ter com os freios, acompanhe.

O que causa o aquecimento dos freios?

São vários os fatores que podem levar ao superaquecimento dos freios. Dentre eles temos:

  • Excesso de peso;
  • Velocidade excessiva;
  • Falta de manutenção;
  • Longas distâncias entre uma parada e outra.

Quais os cuidados com o sistema de freios?

Veja boas práticas que podem ajudar a evitar problemas com os freios:

  • As lonas de freios devem ser reguladas de maneira que não tenha contato com o tambor de freio sem o acionamento do pedal, pelo motorista, enquanto o veículo roda;
  • A regulagem do freio deve ser feita com o eixo erguido;
  • Faça uma revisão periódica nas válvulas de alívio;
  • Reduza a velocidade ao descer uma serra;
  • Sempre desça com o caminhão engrenado;
  • Dê preferência ao freio motor, pois o uso excessivo dos freios pode causar perda de eficiência;
  • Evite a parada completa do caminhão após uma descida de serra, pois a parada completa do veículo, faz com que os pneus percam a capacidade de resfriamento natural.

Com informações do G1 grande Minas, Portal Rodoviário e Gooddyear

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto