Caminhoneiro

Ponto cego do motorista: o caminhoneiro viu ou não viu?

Caminhoneiro empurra carro, com o caminhão, e diz que não viu.

Foi o ponto cego?

Um caminhoneiro encostou na traseira de um carro em uma via movimentada, quando a motorista sai do carro para reclamar com o caminhoneiro, ele acelera o caminhão e empurra o veículo.

Uma passageira que estava no banco traseiro, consegue abrir a porta e sai correndo do veículo. O Agile de cor prata foi escorregando na dianteira do caminhão até ficar atravessado na pista.

Após o incidente, o caminhoneiro desce e argumenta que não viu o carro, ao ser chamado de assassino pelo motorista do Agile. Felizmente ninguém ficou ferido, mas ficou a dúvida se realmente o caminhoneiro foi vítima do ponto cego ou se fez de vítima.

O ponto cego do caminhão

A zona mais perigosa do caminhão é o lado direito, pois possui pouca visibilidade. Se uma moto ou um carro de passeio estiver nesse ponto e o motorista do caminhão não perceber, ele poderá atropelar o veículo menor.

Dicas de segurança para o caminhoneiro

O CTB diz que os veículos menores possuem preferência sobre os veículos maiores. Assim sendo, o caminhoneiro deve permitir que os veículos passem para que ele possa fazer suas manobras de forma segura. Acompanhe algumas dicas de segurança:

Mantenha o caminhão sempre com as luzes de sinalização em dia: Assim os veículos menores podem enxergar as dimensões do caminhão, com condições de manter a distância segura.

Evite dirigir o caminhão na cidade quando você estiver cansado demais: O cansaço pode impedi-lo de prestar atenção nos pontos cegos do caminhão.

Use espelhos auxiliares: eles ampliam o campo de visão do motorista, contribuindo para diminuir as chances de acidentes.

Dicas para os outros motoristas

  • Evite trafegar ao lado direito do caminhão;
  • Nunca ultrapasse pelo lado direito;
  • Quando estiver atrás, mantenha uma distância segura do caminhão e fique mais à esquerda de momo que o motorista consiga vê-lo;
  • Se perceber que o caminhoneiro está tentando mudar de faixa, seja paciente e facilite para o profissional;
  • Como existe ponto cego também na dianteira do caminhão, desacelere após ultrapassá-lo.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto
Tag: caminhão