Caminhão

Veja como a Inteligência Artificial(IA) está revolucionando o setor de caminhões

A tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas como também do motorista de caminhão

O transporte de carga é essencial para um bom desenvolvimento e progresso de um país. Com certeza alguma encomenda, produtos, presentes ou até mesmo alimentos que você esteja comendo chegou às suas mãos através de uma viagem de caminhão.

Segundo um levantamento feito pela American Trucking Association, 72% da carga que é levada de um país de um ponto ao outro é feita através de um caminhão, o que torna o serviço essencial para a sociedade.

O trabalho não é fácil, os profissionais precisam lidar com diversos problemas e investir nesse setor é primordial para facilitar o trajeto e a vida dos motoristas. Uma maneira bem rentável de melhorar o trabalho e que as empresas estão fazendo nos últimos anos é a inclusão da inteligência artificial.

Grande aliada das transportadoras e gerenciadoras, a inteligência artificial não tem o seu uso apenas para caminhões autônomos(veículos que não possuem a necessidade de um motorista na cabine), no momento a realidade é outra.

A tecnologia artificial não quer tirar o caminhoneiro da cabine, mas sim entrar junto com ele através de câmeras de monitoramento, câmeras de um retrovisores, câmeras que monitoram o veículo, câmeras que monitoram o motorista inclusive vendo a vibração de suas pálpebras e inclinação da cabeça para sinalizar uma possível fadiga e evitar com que o profissional durma no volante.

A inteligência artificial está mais voltada para o profissional do que mesmo para os veículos, trazendo a melhor forma de trabalho para os motoristas inclusive avaliando eles através das câmeras, biometrias ou outros dispositivos de monitoramento.

Os caminhoneiros estão a favor do uso da inteligência artificial?

Os caminhoneiros têm muito medo da tecnologia usurpar o seu lugar na direção de um volante e não se agrada de investimentos em relação à modernização nesse sentido.

Os profissionais não querem que a profissão de motorista de veículos de cargas acabe e com isso percam seus empregos, por isso muitas empresas tentam destacar que o avanço da tecnologia não fará com que a profissão se extingue e sim ajudará os profissionais.

É destacado que a inteligência artificial transforma a viagem em mais segura, protegendo a vida do caminhoneiro, o caminhão e também a mercadoria que está sendo levada trazendo mais confiança aos clientes.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto