Caminhão

Veja os bicudos que você ainda não conhece

Os caminhões bicudos estão cada vez mais extintos, apesar disso, alguns modelos foram lançados no mercado chinês, e americano.

Xide-Yan 560 AMT

A Shaanxi Automobile, grupo dono da marca Schacman, criou o modelo em meados de  2020, em 2022 o caminho teve uma reestilização. Tração 6×4, enorme capô com desenho curvilíneo com grade cromada.

Motor XI’an Cummins M15NS6B560 Euro 6, de 14,5 litros, 560cv e torque máximo de 2.700 nm. Sua caixa de câmbio é uma Eaton automatizada, de 12 velocidades.

Cabine com piso baixo e plano, o caminhão também conta com volante multifuncional, painel de instrumentos digital, com uma tela no lugar dos tradicionais mostradores, ar-condicionado, central multimídia, geladeira, bancos com suspensão pneumática, etc.

Diferentemente do Brasil, na China, os caminhões de cabine recuada, vem crescendo ao longo dos últimos anos, devido à possibilidade de uso de conjuntos com até 18,1 metros. Isso fez os modelos bicudos reaparecerem no mercado.

Hino XL

A Hino é subsidiária da Toyota e a linha de caminhões XL dispõe de modelos bicudos voltados para o mercado americano. Os caminhões são fabricados na Califórnia, EUA. O motor utilizado é o Cummins L9 de 8,9L e potências entre 300 e 360 cavalos.

CNHTC A7

A montadora CNHTC é uma das principais montadoras da China, sendo a fabricante dos conhecidos Sinotruk que estiveram presentes no Brasil, também introduziu na China em 2011 um modelo de cabine recuada baseado no modelo CNTHC A7.

Era disponível na versão 4X2 e 6X40 e potências de 395cv, porém poucas unidades foram fabricadas.

CAT CT

A fabricante de tratores e caminhões extrapesados para mineração, também chegou a produzir caminhões bicudos rodoviários em parceria com a Navistar. Os caminhões eram muito parecidos com os bicudos comercializados nos Estados Unidos, e eram chamados de CT.

Os veículos foram comercializados na Austrália, em 2010, ficaram no mercado por 5 anos, mas a CAT resolveu interromper o projeto; por isso eles são tão raros.

Você já conhecia alguns desses bicudos? Deixe um comentário abaixo!

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

15 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

15 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

15 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

15 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

2 dias atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

2 dias atrás