Caminhões movidos a álcool são bastante raros não só no Brasil como em todo planeta, mas existe uma pequena parcela no mundo caminhoneiro que conta com veículos nessas configurações.
A produção de veículos movidos a álcool começou a todo vapor, mas acabou não tendo sequência por reclamações envolvendo os caminhões que já estavam sendo comercializados.
Apesar da má fama que eles ganharam, ainda existem excelentes caminhões movidos com esse combustível e é sobre eles que vamos falar hoje.
O canal do YouTube apaixonados por estrada, reuniu alguns veículos que têm como combustível o álcool e são veículos bons para o tráfego.
•Scania 112
Esse modelo foi um veículo lendário da Scania que ganhou uma versão a álcool dois anos após o lançamento da versão original. Foram fabricadas apenas 26 unidades o que gerou a raridade dos modelos.
Ele tinha uma tração 6×2 e capacidade de tracionar até 80 toneladas, permanecendo com o mesmo motor do original que entregava 203 cavalos com torque máximo de 77 kgfm.
•Chevrolet A10
O veículo tinha um motor GM 250 que gerava 122 cavalos de potência. Era mais usado nas entregas de encomendas urbanas na década de 80.
Uma desvantagem era que nos dias mais frios o caminhão tinha dificuldade de ligar e trafegar na subida.
•Ford F 2.200
O caminhão surgiu a partir de uma experiência de transformar o motor MWM 229 que era movido a diesel em também movido a etanol, porém sem mudar suas configurações.
Não se sabe ao certo se o motor transformado vingou. Entregando 127 cavalos de potência a 2800 RPM, todos esses veículos tiveram motores revestidos para alimentação a diesel.
•Volvo N10
Esse veículo faz parte da história da Volvo no Brasil sendo um dos maiores campeões pesados da história rodoviária brasileira sendo o primeiro caminhão da Volvo a ser fabricado no Brasil.
Ele também recebeu uma versão movida a álcool para os veículos que trafegavam exclusivamente com o trabalho canavieiro tendo pouquíssimas unidades adaptadas.
•Mercedes L610
O clássico das estradas chamado popularmente de mercedinho, lendário caminhão que teve adaptação para álcool prometendo também mudar configurações de torque e potência.
O motor a diesel entregava 80 cavalos de potência, enquanto o movido a álcool conseguiu entregar 92 cavalos de potência com 2.800 RPM e 31 mkgf.
Redação – Brasil do Trecho
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