Motores

É possível utilizar gasolina no motor diesel?

Felipe, do canal Opinião Sincera, tira a dúvida.

Principal diferença entre as duas motorizações

O especialista começa fazendo essa diferenciação entre o motor diesel e o de ciclo Otto.

E a principal diferença está justamente na queima do combustível, que no motor a diesel não ocorre por centelha. Diferentemente do motor a gasolina, no diesel, a queima ocorre por compressão do ar.

Assim que chega a uma temperatura de 600º, o diesel é injetado dentro da câmara de combustão, iniciando o processo de queima e geração de energia.

Video: Opinião Sincera

O que acontece se for colocado gasolina num motor a diesel?

Felipe explica que vai entrar em pré-ignição, uma vez que no processo de compressão do ar, o motor chega numa temperatura muito maior do que a gasolina suporta, sem começar a queimar.

Assim, ela vai começar a queimar enquanto o pistão ainda está subindo, na fase de compressão.

Com isso, o motor vai fundir, fazendo com que derreta os pistões, o bloco e o cabeçote.

Mas dá para transformar o motor diesel em otto?

Segundo o especialista, dá, sim. Um exemplo disso, foram os motores de tratores a diesel que também funcionavam a álcool, na década de 70, com incentivos do governo para o programa pró-álcool.

A Fabricante WWM, chegou a comercializar um motor com duas bombas de combustível de alta potência e outra por etanol. Dessa forma, o processo de queima começava com o diesel, após isso, o etanol entrava e se misturava com o diesel e funcionava o motor.

No entanto, o motor apresentava problemas frequentes devido a essa engenhoca; por isso, o projeto não foi à frente.

Conclusão, é possível, sim, transformar um motor diesel em otto, mas ele não terá a mesma eficiência que um motor diesel.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto