Caminhoneiro

Frete baixo resulta em caminhões sucateados para autônomos

Infelizmente nessas viagens o caminhoneiro é bastante prejudicado

O caminhoneiro muitas das vezes faz viagem com o seu caminhão tendo garantido apenas a ida e a da volta fica a mercê da própria sorte com o profissional das estradas tendo que contar com uma viagem de retorno incerta.

Quando é proposto por transportadoras um frete que valeria em torno de R$ 10.000,00 sendo oferecido por R$ 6.000,00 traz a tona a desvalorização da classe e outro problema enfrentado pelos motoristas.

Essa atitude quando o cliente quer pagar um preço abaixo da realidade mostra que é uma alternativa para poder ganhar o frete mais barato.

O valor mais barato oferecido pelo cliente pode ao menos nem cobrir os custos de uma viagem incluindo estadia, mecânica e principalmente o combustível que representa mais da metade dos custos de um frete.

A realidade é que existe muitos caminhoneiros desesperados com despesas a mais que necessitam de urgência para pagá-las como pensão alimentícia, contas atrasadas, despesas com saúde e até mesmo a vontade de voltar logo para casa, isso faz com que eles aceitem um valor abaixo da realidade e as transportadoras sabem disso.

Você dando o seu preço correto do transporte no frete de retorno, as maiorias dos clientes não insistem e despacham o seu serviço porque elas sabem que existem os caminhoneiros desesperados que não hesitaram e iriam aceitar o valor abaixo do mercado.

O que fazer para conseguir um frete retorno com valor justo?

Tudo o que fazemos com pressa acaba nos fazendo menos seletivos e encontrando alguns percalços. É necessário que sejam feitos orçamentos antes mesmo do caminhoneiro começar a viagem de ida já tendo em vista a viagem de volta.

Fazer um planejamento e deixar tudo acertado é o melhor a se fazer e o profissional das estradas pode contar com a ajuda de aplicativos de frete para garantir o seu retorno de forma justa sem precisar ao menos sair de casa.

Tabela de preço mínimo de frete

O então Presidente da República em 2018, Michel Temer, sancionou a lei que tratava sobre o tabelamento mínimo de preço de frete onde o caminhoneiro não poderia receber um valor a menos do que o estipulado.

Para poder saber o valor correto do frete é necessário colocar em pauta o caminhão, a carga e a distância a ser percorrida.

Vídeo: Canal ALB

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

3 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

3 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

3 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

3 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 dia atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

1 dia atrás