Caminhoneiro

Motorista de bitrem é multado pela PRF por trafegar com 15 toneladas de excesso de peso

O flagrante foi no domingo (05), na BR – 101, em Araranguá – Santa Catarina.

A PRF multou um caminhoneiro em R$ 4.234,00 após ser flagrado dirigindo uma carreta bitrem com 15 toneladas de excesso, configurando infração de trânsito.

O veículo transportava pallets de madeira e só pôde seguir viagem depois que o transbordo excedente da carga foi colocado em outro caminhão.

Multado em mais de 4 mil reais

Segundo a PRF, mais de 6 milhões e 247 mil quilos de excesso de peso em veículos de carga foram retirados de circulação em 2022 nas rodovias federais de Santa Catarina.

O órgão reforça que, “o pavimento asfáltico é um patrimônio público. O peso acima do permitido causa buracos, rachaduras e desníveis. Quem paga a conta é toda a sociedade. Além disso, o sistema de freios e de suspensão ficam sobrecarregados, aumentando a chances de acidentes e trazendo riscos para os motoristas”.

Excesso de peso configura infração gravíssima de trânsito

O artigo 231 do CTB em seu inciso IV diz que transitar com o veículo com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente, ou pela sinalização, sem autorização, é considerado infração gravíssima de trânsito.

As penalidades previstas no CTB são multa e retenção do veículo para regularização.

Com informações da Polícia Rodoviária Federal

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto