A proposta do Projeto de Lei apresentado pelo deputado é para que a partir de 2035 veículos leves e pelo menos metade da frota de micro-ônibus, ônibus e caminhões só poderão ser vendidos no Brasil com tração eletrificada. O Projeto também prevê a totalidade dos micro-ônibus, ônibus, caminhões e para os diversos tipos de tratores eletrificados a partir de 2045.
Para ônibus e caminhões utilizados em viagens de longa distância, o Projeto de Lei abra uma exceção: “podem ser comercializados também em versão híbrida, com tração elétrica associada à combustão interna, na forma de regulamentação específica”.
A exceção visa permitir que o serviço de transporte não seja prejudicado, até que pontos de recarga para os veículos 100% elétricos avancem no Brasil.
Umas das justificativas apresentada pelo deputado Capitão Alberto Neto é de que o Brasil está atrasado nas medidas de eletrificação veicular. O deputado apontou países europeus, como Portugal, Reino Unido, Holanda e Noruega, como exemplos de países que já possuem políticas governamentais para alcançar um mercado de veículos com emissão de carbono zero.
O deputado também argumentou que os veículos elétricos são mais eficientes que aqueles a combustão interna, consumindo menor quantidade de energia por km rodado.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário