Uma das séries mais aclamadas da televisão brasileira traz uma homenagem aos caminhoneiros e ao seu dia a dia de trabalho
Um dos seriados mais aclamados da televisão brasileira foi a série Carga Pesada transmitida pela Rede Globo de Televisão entre os anos de 1979 a 1981 e em um revival entre 2003 e 2007 onde cada episódio contava um pouco sobre a rotina dos caminhoneiros do Brasil tendo cenas inspiradas em fatos reais.
Os protagonistas da história eram Pedro e Bino vividos respectivamente por Antônio Fagundes e Stênio Garcia que recebiam histórias reais de caminhoneiros e também escreviam episódios para a série mostrando de fato o que o motorista de cargas passa nas estradas brasileiras.
Tudo era muito real, o cenário, o dia a dia, as paradas em postos, os atores dirigindo o caminhão e o próprio veículo que fez a história nas mãos de Pedro e Bino.
Assista o vídeo:
Onde está o caminhão de Pedro e Bino?
O caminhão dirigido pelos protagonistas na exibição original em 1989 era um Scania V8 e poderia ser chamado de terceiro protagonista já que todas as histórias se desenrolam através dele principalmente pelos trabalhos feitos pelos caminhoneiros para pagar o caminhão que foi comprado a prestações.
Após o fim da série o veículo rodou por vários lugares inclusive indo para o Uruguai e sendo visto no porto de Santos, mas em 2015 um fã do seriado adquiriu essa beldade para si.
Já no revival em 2003, a Globo em parceria com a Volkswagen, modificou um caminhão da marca Constellation onde nele foi criada duas cabines em uma, uma o motorista dirigia normalmente pelas estradas e a outra as cenas de Pedro e Bino eram gravadas.
A série foi uma grande homenagem aos caminhoneiros mostrando pelo menos um pouco da realidade dos profissionais das estradas do nosso país.