Excesso de peso e divergência entre a mercadoria transportada e a nota fiscal, foram as irregularidades flagradas pela PRF.
O foco da fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo, (26), foram os caminhões utilizados no transporte de cargas. As ações se concentraram na BR — 101, no extremo sul da Bahia.
Pela manhã, os agentes deram ordem de parada a um caminhão Scania R 540 que transportava centenas de chapas de granito. Ao checarem a carga, os policiais identificaram um excesso de 20 toneladas a mais do que o permitido por lei.
Mais duas ocorrências com caminhões
Algum tempo depois, a equipe da PRF abordou um caminhão Volvo FH carregado com os mesmos materiais que o veículo abordado anteriormente. Ao ser realizada a pesagem da carreta, 22 toneladas de excesso de peso foram identificadas.
Por fim, um Mercedes Atego 2425, que transportava uma carga de camarão, foi parado pelos agentes. Nesse caso, a irregularidade identificada não foi o excesso de peso, mas inconsistências entre a quantidade transportada e as informações descritas na nota fiscal, apresentando indício de sonegação fiscal.
Diante dos fatos, os caminhões foram apreendidos para a regularização das pendências, e os transportadores, responsáveis pela carga, foram multados.
Com informações da Polícia Rodoviária Federal
Redação – Brasil do Trecho