Motores

Motor diesel ou flex? Descubra as principais vantagens e desvantagens de cada um

Veja as principais diferenças e quais as características de cada motorização para poder adquirir o veículo que melhor atenda às suas necessidades.

A primeira e principal diferença está no princípio de funcionamento de cada motor. O de combustão interna funciona em quatro tempos:

  • 1º tempo — admissão do ar;
  • 2º tempo — comprime o ar;
  • 3º tempo — queima do ar e combustível;
  • 4º tempo — todo ar e combustível queimado é expulso pelo escape.

Diferente do motor flex que conta com um sistema de ignição para gerar a faísca da queima da mistura ar combustível, no motor diesel, a queima ocorre no segundo tempo. A alta taxa de compressão do ar facilita a queima do diesel injetado no motor.

Vantagens e desvantagens do motor diesel em relação ao flex

Uma das vantagens do motor diesel se comparado com o motor a gasolina é a Relação Estequiométrica (quantidade de partes de ar em relação à quantidade de combustível). Nesse caso, os motores a diesel conseguem ser mais econômicos pelo fato do combustível ser mais concentrado.

Já uma das desvantagens se comparado com o motor flex é a Rotação Máxima limitada. Como o movimento de admissão e compressão do motor diesel é mais longo, a rotação máxima é limitada entre 5.000 e 6.000 rpm, enquanto no motor flex varia entre 9.000 a 14.000 rpm.

Por outro lado, esse longo curso do motor diesel lhe garante um torque mais elevado que nos motores a gasolina (flex). Mas os motores flex ganham na potência devido à rotação maior em relação ao motor diesel.

Entender essas diferenças é primordial na hora de escolher qual veículo atende melhor a sua necessidade, se o de motor flex ou diesel.

Vídeo: CAR UP Dicas Automotivas

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto