A primeira e principal diferença está no princípio de funcionamento de cada motor. O de combustão interna funciona em quatro tempos:
Diferente do motor flex que conta com um sistema de ignição para gerar a faísca da queima da mistura ar combustível, no motor diesel, a queima ocorre no segundo tempo. A alta taxa de compressão do ar facilita a queima do diesel injetado no motor.
Uma das vantagens do motor diesel se comparado com o motor a gasolina é a Relação Estequiométrica (quantidade de partes de ar em relação à quantidade de combustível). Nesse caso, os motores a diesel conseguem ser mais econômicos pelo fato do combustível ser mais concentrado.
Já uma das desvantagens se comparado com o motor flex é a Rotação Máxima limitada. Como o movimento de admissão e compressão do motor diesel é mais longo, a rotação máxima é limitada entre 5.000 e 6.000 rpm, enquanto no motor flex varia entre 9.000 a 14.000 rpm.
Por outro lado, esse longo curso do motor diesel lhe garante um torque mais elevado que nos motores a gasolina (flex). Mas os motores flex ganham na potência devido à rotação maior em relação ao motor diesel.
Entender essas diferenças é primordial na hora de escolher qual veículo atende melhor a sua necessidade, se o de motor flex ou diesel.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário