Ser um caminhoneiro não é uma profissão fácil. Você precisa entender 5 coisas antes de decidir se deseja se tornar um! É necessário ter muito amor pela profissão e se dedicar de corpo e alma. Por isso, separamos algumas informações valiosas, confira:
Primeiro, é importante saber que existem diferentes tipos de caminhoneiros. Aqueles que entregam mercadorias por conta própria, fazem carga fracionada e aqueles que fazem transportes rodoviários.
Embora cada um tenha a sua estimativa de horário, na verdade não existe uma hora fixa para trabalhar. Ou seja, não existem muitas regras sobre quando você vai sair ou chegar em casa, isso depende muito da sua função e do tipo de trajeto que você precisa percorrer para entregar sua mercadoria!
Você precisa estar disposto a viajar muitas vezes longas distâncias e também pode não ter a chance de descansar em algumas oportunidades. Com isso, a saudade de casa aperta em muitos momentos! Feriados e datas comemorativas podem ser passados muitas vezes de forma solitária.
Além disso, infelizmente esta profissão ainda é desvalorizada no Brasil. Não existem muitos benefícios e falta muita segurança na estrada, fazendo com que o motorista esteja mais suscetível a sofrer com assaltos, sequestros e situações de perigo. Outro ponto é o tratamento por parte das empresas e população que não enxergam o valor do árduo trabalho de ser caminhoneiro.
Isso significa que o salário é muitas vezes baixo! Isso mesmo, não se iluda com falsas promessas de salários grandiosos. Não que seja impossível ganhá-lo, mas a maioria das transportadoras, por exemplo, possuem um piso salarial parecido, o que muda são os benefícios que cada uma oferece.
Por último, é importante ter em mente que existem muitos imprevistos na estrada, como obras, congestionamentos e hastes de trânsito. Portanto, para se tornar caminhoneiro você precisa estar ciente de todos esses fatos e se preparar para o que pode vir pela frente! Você concorda com esses pontos? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Para mais dicas como essa, acompanhe nosso site, Brasil do Trecho!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário