O problema de arquear tanto a traseira dos caminhões

O problema de arquear tanto a traseira dos caminhões
Foto: Reprodução / Internet

Essa prática pode agravar um acidente em caso de colisão na traseira

Muitos motoristas de caminhões, especialmente aqueles que realizam entregas de longas distâncias, abrem mão da segurança e da prevenção de problemas com o veículo para melhorar o desempenho. 

Essas práticas, como levantar tanto a traseira de caminhões, é ilegal e pode, além de constituir infração grave com retenção do veículo, representar diversos riscos para a operação

Desequilíbrio da suspensão

A prática conhecida como “arqueada” (ou levantar a traseira dos caminhões) pode criar problemas sérios para o uso do veículo. O principal risco é que o para-choque traseiro, já sobrecarregado e submetido a uma abundância de pressão, se parta, gerando um risco para o próprio motorista. Além disso, levantar a traseira dos caminhões pode causar o desequilíbrio da suspensão, o que pode levar à carga se desprender, gerando ainda mais riscos e problemas.

Levantar tanto a traseira dos caminhões também aumenta a fadiga do motorista, pois a direção do veículo torna-se mais instável. Dessa forma, as chances de acidentes se tornam maiores. 

Para garantir que a condução de um caminhão seja segura, é importante que a suspensão do veículo seja mantida sempre regulada, de acordo com os parâmetros do fabricante, e que não haja nenhuma alteração substancial. Para mais notícias como essa, acompanhe nosso site, Brasil do Trecho! 

YouTube video
Vídeo: Integrando Conhecimento

Redação – Brasil do Trecho