Foto: Divulgação
Os caminhões possuem vários eixos e muitas rodas que compõe a estrutura do veículo e conseguem suportar tamanho e peso de uma carreta. Algumas rodas precisamente de um eixo ficam levantadas e não encostam no chão quando os veículos trafegam, por que isso acontece? Vamos explicar hoje.
Podemos realmente pensar que essas rodas são apenas figurativas já que uma das funções dos pneus é ajudar na locomoção do veículo, coisa que essas rodas não estão fazendo.
Acredita-se também que seja pneus reserva já todo carro possui um estepe e o do caminhão seja já acoplado a roda e ao eixo, mas na verdade não é bem isso.
O nome desse tipo de componente é eixo de elevação ou também chamado de eixo suspenso onde o motorista tem a opção de apertar um botão no painel e fazer com que as rodas toquem o solo.
Quanto mais eixos um caminhão usa, menos manobrável ele é. Para uma melhor distribuição da carga é necessário fazer por eixos, mas quando o caminhão descarrega essa mercadoria não precisará mais desse eixo e poderá recolhê-lo dando uma manobrabilidade maior ao veículo e desgastando menos os pneus daquele eixo.
Os eixos são muito importantes para um caminhão principalmente na hora do carregamento já que o peso também é medido por eixo e deve ser distribuído corretamente.
A má distribuição do peso gera sobrecarga em um dos eixos e maior impacto dos caminhões no solo diminuindo a vida útil do asfalto e podendo gerar problemas mecânicos no veículo.
Um dos problemas é tanto ao rolamento quando ao sistema de frenagem que pode falhar com a sobrecarga de peso.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário