Caminhão

Utilização errada dos faróis sobre o teto do cavalo pode prejudicar outros motoristas, diz técnico da DAF

Alguns modelos de caminhões da DAF dispõem de faróis auxiliares sobre o teto, mas muitos motoristas utilizam esse recurso extra erradamente.

Montadoras como a DAF e a Scania equipam alguns de seus modelos com os faróis de teto, a fim de dar ao caminhoneiro um recurso extra de iluminação, caso o motorista precise passar por trechos de fazendas, canaviais e até em rodovias sem iluminação.

No entanto, caminhoneiros que trafegam no sentido contrário da via têm reclamado do recurso utilizado erroneamente por alguns colegas. Diante da polêmica, o podcast Papo de Boleia — do programa Pé na estrada — ouviu o técnico da DAF Caminhões, José Assunção, sobre o uso correto do farol de teto disponibilizado em alguns caminhões da montadora.

O objetivo do farol de teto é ajudar, não atrapalhar

“ A função dela (luz de teto) é auxiliar o motorista em uma condição de baixa, ou nenhuma visibilidade… Mas o uso incorreto aumenta a insegurança”, disse José Assunção.

Segundo o técnico, o farol de teto amplia em mais de 10 metros, o campo de visão do motorista. Por isso, os motoristas não devem utilizar o recurso quando outro veículo vir no sentido contrário da via, pois o farol pode ofuscar a visão do condutor, provocando acidentes.

Vale lembrar, que a legislação de trânsito só permite o farol de teto colocado de fábrica nos caminhões. O caminhoneiro que adicionar o recurso em seu veículo estará cometendo infração, portanto, será multado.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto