Montadoras como a DAF e a Scania equipam alguns de seus modelos com os faróis de teto, a fim de dar ao caminhoneiro um recurso extra de iluminação, caso o motorista precise passar por trechos de fazendas, canaviais e até em rodovias sem iluminação.
No entanto, caminhoneiros que trafegam no sentido contrário da via têm reclamado do recurso utilizado erroneamente por alguns colegas. Diante da polêmica, o podcast Papo de Boleia — do programa Pé na estrada — ouviu o técnico da DAF Caminhões, José Assunção, sobre o uso correto do farol de teto disponibilizado em alguns caminhões da montadora.
“ A função dela (luz de teto) é auxiliar o motorista em uma condição de baixa, ou nenhuma visibilidade… Mas o uso incorreto aumenta a insegurança”, disse José Assunção.
Segundo o técnico, o farol de teto amplia em mais de 10 metros, o campo de visão do motorista. Por isso, os motoristas não devem utilizar o recurso quando outro veículo vir no sentido contrário da via, pois o farol pode ofuscar a visão do condutor, provocando acidentes.
Vale lembrar, que a legislação de trânsito só permite o farol de teto colocado de fábrica nos caminhões. O caminhoneiro que adicionar o recurso em seu veículo estará cometendo infração, portanto, será multado.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário