Veículos até 2013 serão proibidos de rodar por não possuir airbag e ABS?

Veículos até 2013 serão proibidos de rodar por não possuir airbag e ABS?
Foto: Reprodução / Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Circula no Tik Tok um vídeo em que um indivíduo diz que os veículos fabricados até 2013 não poderão circular no Brasil, por não dispor destes dois itens de segurança para o condutor. Será?

Um usuário do Tik Tok fez um vídeo, passando bastante autoridade, “informando” que uma nova legislação de trânsito proíbe que os carros sem ABS e airbag não poderiam mais circular porque são dois itens indispensáveis para a segurança do motorista.

Nessa perspectiva, apenas os modelos fabricados a partir de 2014 poderiam circular, uma vez que a obrigatoriedade do airbag passou a vigor nos veículos fabricados partir de 2014.

“Informação” desmentida pelo manual do trânsito

O vídeo em questão chegou até o professor Carlão, do canal Manual do Trânsito.

Segundo o professor, a Resolução do CONTRAN que obriga as montadoras a colocar o airbag nos automóveis a partir de 2014, não determina que os motoristas donos de veículos até 2013 coloquem o item de segurança nos automóveis.

Portanto, não há nenhuma exigência para as montadoras, nem tampouco para os donos de automóveis, sobre a obrigatoriedade do item de segurança nos carros fabricados até 2013.

Assim, a notícia que os carros fabricados até 2013 serão proibidos de circular, é falsa e não deve ser compartilhada, pois está prestando um desserviço para a população.

YouTube video
Vídeo: Manual do Trânsito

Redação – Brasil do Trecho