Caminhão

Veja cinco caminhões antigos que são melhores que os novos

Caminhões que ainda hoje são bastante utilizados pela confiabilidade

Assim como os carros, os caminhões não tem ano, tem dono. Por mais antigo e rodado que seja, se bem cuidado, eles não negam serviço e podem ser melhores que os caminhões novos, em muitos aspectos.

De fato, os caminhões mais modernos são mais seguros, confortáveis e tecnológicos, mas os preços tornam a aquisição quase inacessível para um caminhoneiro autônomo. Pensando nisso, o canal Apaixonado por Estradas separou cinco modelos de caminhões antigos que não deixam a desejar se comparado com os mais novos. Vamos ao top 5:

N.º 5 – Scania (jacaré) 111

Clássico, raro e bom de serviço, o Scania 111 é equipado com motor D11 com 203cv e 2.200 rpm, na versão aspirada. Já a versão turbinada gera 296cv e 2.200 rpm. O famoso cara de jacaré chegou a ser um dos mais potentes do seu tempo, hoje ele foi passado pelos caminhões mais modernos nesse quesito, mas, em bom estado de conservação, o 111 não nega serviço.

Foto: Reprodução / Internet

Reprodução/Internet

N.º4 — Volvo EDC 360

Um dos raros bicudos do Brasil, o Volvo ECD 360, oferta o motor D123 Z de 360cv. Sua caixa de marcha é uma ZF16S 165, com 16 velocidades. A cabine do caminhão é um detalhe à parte, pois apesar de ser um projeto antigo, ainda oferece conforto e um bom espaço ao motorista.

Foto: Reprodução / Internet

N.º 3 — Mercedes 2638

Conhecido como ‘Rei do Mato’, o Mercedes 2638 é utilizado até hoje no fora de estrada, transportando toras de madeira e nos trabalhos pesados da mineração. Seu motor é um OM457 de 380 cv a 1900 rpm, com torque de 189 kgfm a 1100 rpm. A caixa de câmbio é a ZF de 16 marchas e dispõe de três versões com cabine leito ou simples.

Foto: Reprodução / Internet

N.º 2 – Scania 143

Equipado com o potente motor v8 que gera 450cv a 1900 rpm, seu torque é de 195 kgfm a 1150 rpm. O Scania 143 é tão bom que até hoje é visto nas rodovias brasileiras realizando o transporte de cargas pelo Brasil. Ele dispõe de itens de conforto e segurança, como o freio ABS, que era um opcional da época.

Foto: Reprodução / Internet

Reprodução/Internet

N.º 1 – Mercedes 1935

Motor MB om447LA de 6 cilindros em linha que lhe rende 354 cv a 2.100 rpm e torque de 158 mkgf entre 1.100 e 1600 rpm. O cambio do Mercedes 1935 é um manual ZF 16e 130 de 16 velocidades.

Foto: Reprodução / Internet

Qual desses modelos antigos você compraria? Deixe um comentário abaixo!

Vídeo: Apaixonados Por Estrada

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto