Caminhão

Qual é o significado das numerações 6 x 4, 8 x 4, 8 x 8, em eixo caminhão?

Descubra o que está por trás dos números e qual a melhor configuração para cada tipo de terreno e aplicações.

O caminhoneiro está familiarizado com as nomenclaturas 4×2, 6×4, 8×4, etc. Contudo, além de entender o significado dessas configurações, é preciso saber em quais aplicações cada uma delas são mais apropriadas para poder realizar um transporte mais eficaz.

Para compreender a diferença entre os diferentes tipos de caminhões, quantas rodas têm, se estão rebocando e se o eixo é rotativo, são usados números de configuração do eixo que informam com qual veículo você tá lhe dando.

As diferentes configurações de eixos

  • 4×2 — Significa que há duas rodas no veículo e duas delas são motorizadas. Assim, temos um eixo dianteiro que gira e um eixo traseiro, onde a potência do powertrain é entregue. Este tipo de configuração é indicado para transporte de longas distâncias por conta da economia de combustível proporcionada pela quantidade de eixo necessária, que dispensa peso e consumo desnecessários.
  • 4×4 — Significa que há 4 rodas no veículo, sendo as 4 alimentadas. Por isso, se tem potências tanto nas rodas traseiras quanto nas dianteiras. A configuração é muito utilizada em caminhões que precisam de boa aderência em conduções do tipo Off-Road.
  • 6X2 — Neste tipo de configuração há 6 rodas no veículo, sendo 2 alimentadas. Este modelo de tração é o mais utilizado no Brasil pela capacidade em transportar cargas com mais de 60 toneladas.
  • 6×4 — São 6 rodas no veículo, sendo duas alimentadas. Os eixos traseiros são alimentados pelo powertrain o tempo todo; por isso, esse tipo de configuração se sai bem em todo tipo de condições climáticas devido à grande força de tração.
  • 6×3 — Aqui há 6 rodas no caminhão e todos os 6 eixos são alimentados. A configuração é muito utilizada em viaturas do Corpo de Bombeiros e veículos militares por se sair bem em qualquer tipo de terreno.
  • 8×2 — Significa que há 8 rodas no caminhão e dois eixos são alimentados. A configuração é indicada para aplicações que requerem o uso de guindaste.
  • 8×4 — Com 8 rodas, sendo 4 eixos alimentados. O caminhão é muito utilizado na mineração pela aderência ao solo e a possibilidade de escolher a localização dos eixos conforme a localização de peso transportado.
  • 8×8 — O caminhão com essa configuração é muito utilizado nos veículos militares e conta com 8 rodas com tração em todos os eixos.
  • 10×4 — Esta é uma configuração com 5 eixos, sendo 2 alimentados e os outros ficam dirigindo. O veículo é destinado aos trabalhos extra pesados como o transporte de transformadores e pás eólicas.
Vídeo: Jornada do Transporte

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Fim da taxa de licenciamento? Projeto pode aliviar o bolso dos motoristas

Um projeto que está sendo analisado no Senado Federal pode mudar uma das cobranças mais comuns para motoristas: a taxa…

19 horas atrás

Caminhoneira revela realidade dura: “mulher ainda é presa fácil na estrada”

Uma caminhoneira com mais de 30 anos de experiência fez um alerta que chamou atenção: segundo ela, mulher ainda é…

19 horas atrás

Carro elétrico mais barato do Brasil? Conheça o novo JMEV EV2

O novo JMEV EV2 chegou ao Brasil chamando atenção por um motivo simples: pode ser o carro elétrico mais barato…

20 horas atrás

Comissão “por fora” pode prejudicar aposentadoria do caminhoneiro e virar dor de cabeça

Receber comissão “por fora”, sem registro em carteira, pode parecer vantagem no bolso na hora, mas pode virar um grande…

20 horas atrás

Ferrogrão pode reduzir bilhões no frete em MT, mas obra segue travada no STF

O projeto da Ferrogrão voltou ao centro das discussões após a informação de que a ferrovia pode gerar uma economia…

20 horas atrás

Caminhoneiro é preso com arma e “rebite” durante fiscalização da PRF em rodovia

Um caminhoneiro foi preso durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-251, no norte de Minas Gerais, após ser…

20 horas atrás