Caminhão

Relembre a história da revolucionária linha LN da Mercedes no Brasil

A primeira linha de caminhões leve com motor turbo.

A linha de caminhões leves a turbo da Mercedes-Benz no Brasil, conhecida como “LN”, foi uma série de caminhões lançada pela montadora no ano de 1988.

Ela foi introduzida no mercado brasileiro como uma opção de caminhão leve, com motorização turbo, para atender às demandas de transporte de carga de curta e média distância. Esses caminhões foram projetados para oferecer maior desempenho e eficiência em comparação com os modelos anteriores da Mercedes.

Inovação na motorização

Os caminhões da linha LN contavam com tecnologia de motorização turbodiesel, que proporcionava um aumento de potência e torque em relação aos motores convencionais. Isso permitia uma melhor capacidade de carga e maior velocidade média nas operações de transporte.

Foto: Reprodução / Internet

Conforto e Segurança

A linha LN também trouxe avanços em termos de conforto e segurança para os motoristas. Os veículos foram fabricados com ergonomia aprimorada na cabine, oferecendo mais espaço e comandos de fácil acesso. Recursos de segurança, como freios a ar comprimido e sistema de direção assistida, também foram incorporados para melhorar a segurança durante as viagens.

Foto: Reprodução / Internet

Desempenho e Confiabilidade

Essa série de caminhões leve da Mercedes foi bem recebida no mercado nacional devido ao seu desempenho, confiabilidade e eficiência. Os modelos atenderam às necessidades de empresas de transporte de carga que buscavam veículos leves, porém robustos o suficiente para lidar com diferentes tipos de carga e rotas.

Foto: Reprodução / Internet

Relembre alguns modelos da linha

  • LN 709: equipado com o motor OM364 de 4 cilindros, 4 litros e 90 cv a 2800 rpm; seu torque era de 28 kgfm a 1.400 rpm;
  • LN 710: substituindo o 709, ele ganhou um motor turbo de 109 cv a 2.300 rpm
  • LN 912: equipado com motor turbinado da versão OM364, que lhe rendia 122cv a 2.600 rpm e com torque de 40 kgfm a 1.500 rpm;
  • LN 914: Uma modernização do 912, o LN 914 ganhou um motor com intercooler, que lhe rendeu 136cv a 2.600 rpm e 45 kgfm a 1.650 rpm

Mesmo não estando mais em produção no Brasil, a linha LN marcou história no segmento de caminhões leves e foi a predecessora para os atuais modelos do mercado.

Vídeo: Apaixonados Por Estrada

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto